sábado, 29 de novembro de 2014

Visita guiada ao Parlamento Húngaro!

Sem dúvida, o cartão postal de Budapeste é o seu Parlamento que domina (quase) totalmente a cidade! É um daqueles edifícios que vemos nas fotos (e de todos os roteiros de Budapeste) e parece colossal mas na verdade...é maior!

Trata-se de um dos maiores parlamentos do mundo, com 18 mil metros quadrados, 268 metros de comprimento, mais de 25 entradas, quase 700 salas e uma sala central com uma enorme cúpula e onde está guardada a coroa do primeiro rei Húngaro (coroado há mais de mil anos atrás)!





Decorado com pinturas riquíssimas e adornada a ouro, as suas paredes cobertas de granito tornam-no no edifício mais bonito (e o maior) de toda a cidade! Construído entre 1844-1902 foi baseado no (pequeno) Parlamento de Londres e apresenta uma fachada neogótica mas com características de estilo barroco no seu interior.



As fotos foram inúmeras [eu e o meu marido até arranjamos uma piadinha interna: das 3498 fotos que tirei, 3497 foram do Parlamento e a outra foi do Palácio Real...hahaha]. Mas anedotas à parte posso dizer que pouco mais de 5% (cento e poucas) das fotos que tiramos foram, sem dúvida, do Parlamento (por fora, por dentro, de lado, de barco, no lado de Buda)!

E é claro que quis fazer a visita guiada (em Inglês!) (apesar de ser bastante limitada só a uma pequena parte do edifício e durante apenas 45 minutos)! Felizmente haviam poucas pessoas e depois de um quarto hora de espera, após a compra dos bilhetes, entramos, depois da passagem rigorosa por detetores de metais (como nos aeroportos).


Quanta emoção! Adorei os tectos dourados (com ouro vindo da Transilvânia), as suas paredes com colunas de mármore, os valiosos quadros e os coloridos vitrais. Estava ainda em exposição a coroa do primeiro rei Húngaro, contudo sob forte controlo rigoroso dos militares, não nos foi permitido tirar quaisquer fotos da mesma [por falar nisso, esta zona junto ao Parlamento foi onde encontramos maior policiamento em toda a cidade].



As antecâmaras, locais de discussão, encontram-se ao longo de imensos corredores por baixo de janelas com vitrais e cigarreiras onde eram deixados os charutos (importados de Cuba, dispendiosos, eram aqui deixados enquanto eram debatidos assuntos importantes do estado).




A assembleia nacional, antigamente a câmara dos lordes é, atualmente, a reunião da assembleia nacional.
  


A escadaria principal tem frescos impressionantes e bonitas esculturas de importantes artistas europeus.



E a cúpula que tem uma altura de 96 metros de altura (em homenagem à fundação da Hungria no ano de 896!) e uma decoração rica em dourados neo-góticos e motivos heráldicos é o centro de todo o edifício! [Impressionante !]


              

5 comentários:

  1. É tão lindooooo!
    Não conhecia e fiquei desejosa de o visitar.
    Com um sítio destes até eu enchia o cartão de memória só de fotos do parlamento :D

    Beijinhooos :)

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Certamente Budapeste é uma cidade dos sonhos....
    Bela viagem!
    Abraços

    <°))))< Bia

    ResponderEliminar
  3. Excelentes fotos e um local de sonho. Infelizmento pouco tem servido para regimes democráticos na Hungria, mas isso o edificio não tem culpa. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. E Paga a entrada no parlamento? Tens k se marcar online?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a entrada é paga no parlamento e não se necessita de marcar previamente pela net (havia vários horários disponíveis e em várias línguas diferentes).

      Eliminar