segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Passeio por Buda 1!

Como eu já tinha comentado por aqui no blog, a capital da Hungria resultou da unificação de três cidades diferentes: Óbuda e Buda (ambas no lado direito do Danúbio) e Peste (no lado esquerdo). Depois de atravessarmos a Erzsébet hid (ou ponte Isabel), a ponte mais próxima do hotel fomos passar o nosso terceiro dia no lado Buda da capital Húngara!

E (oh gente!) se em Peste está o grandioso Parlamento aqui está situado o Palácio Real, várias termas, igrejas e outros monumentos importantes, o que realmente impressiona são mesmo as vistas (principalmente para o lado de Peste)!






Ponte Isabel

Começamos pela elevada e íngreme colina Gellért com uma vista fantástica a 140 metros de altura. No primeiro dia quando chegamos, à noite, foi com imensa surpresa que o vimos maravilhosamente iluminado do lado de Peste. Dois dias depois e eis-nos ali. As árvores tingidas com as suas cores outonais e o friozinho deram-nos motivação extra para uma bela subida a pé acompanhada de muitas paragens para fotos!


Vimos o enorme monumento Gellért, erguido no início do século passado homenageado ao bispo de Gellért. Reza a lenda que, tristemente, no século XI, quando este tentava cristianizar os pagãos, estes atiraram-no num barril fechado pela colina abaixo.

Continuando a subida (cada vez com mais calor) vimos o  imponente monumento da libertação, colocado nesse local para comemorar a libertação da cidade das forças nazis pelos Russos, situada num pedestal de 14 metros de altura!

Para proteger Buda também foi aqui construída uma fortificação durante o domínio Otomano e posteriormente pelo império Austro-Húngaro. Depois da revolta de 1848, os Habsburgos mandaram construir a cidadela, uma fortificação com 60 canhões cuja função era mesmo intimidar a população e evitar tumultos, sendo considerada como uma zona indesejável e de terror. Atualmente, longe disso é uma das zonas mais atraentes, local de piqueniques e com belas vistas sobre a cidade, após ter sido transformada num espaço de lazer, na década de 60.

Apesar deste lado existirem mais atrações para serem visitadas e aproveitadas (como o complexo de banhos Gellért, igreja da Gruta, banhos Rudas, banhos Rác) continuamos...
Igreja da Gruta


Vimos a igreja paroquial de Tabán, construída no lugar de uma antiga mesquita (mas pensa-se que existia já aqui uma igreja antes desta última).


Perto, foram aqui feitos jardins em socalcos para ligar o Palácio Real às margens do rio Danúbio e muitos edifícios bem bonitos foram aqui construídos, no lugar de um antigo bairro de lata.




Uma das entradas para o Palácio Real!

A seguir, não perca uma das mais bonitas atrações do lado de Buda! Continua no próximo...post!

5 comentários:

  1. Suas fotos estão incríveis Marta! Lindasss... Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Mais excelentes fotos a convidar a visita, O turismo hungaro devia dar um prémio, sério !

    ResponderEliminar
  3. Ola sou a Zeca.
    Estou a conhecer o blog agora.
    E Que imagens bonitas. :) a isto chama-se, literalmente, de bela viagem. :)
    Espero um dia poder viajar assim tanto como tu Marta.
    Isto é motivador! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada maria,

      Ainda bem que gostou. Obrigada pelo seu apoio. Beijinho.

      Eliminar