domingo, 7 de dezembro de 2014

Passeio por Buda 2!

A galeria nacional? O museu de história? O Palácio Sándor? A igreja Mátyás? Ou o bastião dos Pescadores? Conheça, a seguir, as mais bonitas atrações do lado de Buda e no final, decida a vencedora? Mas quer...

De noite...

Ou de dia, juro que as vistas são maravilhosas!


Enquanto que o lado de Peste é essencialmente plano, Buda é montanhosa e a sua cidade começou a desenvolver-se à volta da fortaleza defensiva e da igreja principal, após o século XIII. Embora tenha sido muito destruída durante a segunda guerra mundial foi reconstruída de acordo com a original.

Um pouco desorientados, vindos do lado da cidadela, a sul, (ver post: passeio por Buda 1) vimos o exuberante palácio real, onde está instalada a biblioteca nacional Széchenyi, o museu de história de Budapeste, a galeria nacional Húngara e a fonte Mátyás.


Museu de História


Na frente da entrada da galeria nacional (o monumento em frente comemora
a batalha de Zenta em 1697)

Fonte Mátyás  (dedicado ao rei Mátyás e sua amada, uma jovem camponesa)


Em seguida, vimos o palácio Sándor, uma mansão neoclássica do século XIX, que serviu como residência oficial do primeiro ministro até ao final da segunda guerra mundial, altura em que foi destruído. Atualmente, abriga os gabinetes presidenciais.




Passamos:  pelas ruínas de um antigo palácio, postas a descobertas...




... pela praça da parada (onde na parte da tarde vimos um pequeno "render da guarda"); pela praça da santíssima trindade, o ponto central da cidade velha, na qual existe uma grande coluna barroca com estátuas de santos e que comemora o final de dois surtos de peste (em 1691 e 1709) e a câmara com a sua torre relógio, com a cúpula em forma de bolbo.

[O nome de "Buda" não tem qualquer relação com o budismo e o nome de "Peste" não tem qualquer relação com a doença da peste negra. Ambos foram mal entendidos numa antiga língua eslava e estão relacionados com as fontes termais da cidade, devido à origem vulcânica do local].

Câmara da cidade velha de Buda

...e depois pela magnifica igreja Mátyás, parcialmente em obras; depois de admirarmos belas vistas sobre Peste, a partir do Bastião do Pescador, uma fantástica estrutura com sete torres cónicas, dedicadas às tendas das tribos dos antigos habitantes magiares que se estabeleceram na bacia dos Cárpatos e fundaram Magyarország (Hungria); sem grandes funções defensivas, nesta monumental praça.












A estátua do primeiro rei coroado na Hungria




Antes do razoável almoço no pequeno restaurante (HB Lounge & Bar), bem perto, compramos os bilhetes e visitamos a lindíssima igreja Mátyás. Contudo, tirei tantas, mas tantas fotos que preferi deixa-la para o próximo post! Acompanhe-nos...





9 comentários:

  1. Obrigada!! Foi mesmo aqui na minha cidade Marta, Praça do Bocage na baixa de Setúbal :)
    Lugares maravilhosos por aqui, como sempre!
    beiijnho ♥
    http://sosweetsopink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. A foto tirada à noite é mágica, que lindaaaa :)

    Beijinhooos

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Suas fotos estão lindas Marta! Que lugar incrível!
    Beijos,

    ResponderEliminar
  4. Foi sem dúvida uma das cidades que mais adorei visitar!!!!
    Beijinhos,
    Rita C
    www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

    ResponderEliminar