segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tenerife VI: as melhores praias da ilha!

Alguns de vocês perguntaram-me como são as praias de Tenerife. Em relação à essa questão, vou dar aqui a minha modesta opinião. Afinal, onde estão as melhores praias de Tenerife? Norte? Sul?




Quando chegamos a Tenerife, uma das minhas expectativas era sentir na pele a temperatura da água do mar. A areia já sabia que era escura, por a natureza da ilha ser vulcânica. Mas o primeiro impulso, depois de deixar as malas no quarto, foi imediatamente ir para a praia, já, de biquini vestido e pronta para dar um mergulho.

Mas a hora tardia e a temperatura ambiente de 20ºC, ao colocar os pezinhos dentro de água, rapidamente me apercebi que aquela não era a temperatura da água das Caraíbas ou do Brasil. E voltamos meio decepcionados por ter escolhido aquele local para passarmos férias.

Contudo, estavamos ainda no primeiro dia e as aventuras dos três dias seguintes: no noroeste, Loro Parque e Teide, não nos deram tempo para repetir a experiência de voltar e tomar banho no mar.
Felizmente, no quarto dia, quando fomos a Santa Cruz de Tenerife fomos à belissima e única praia de areia branca de Tenerife: playa de Las Teresitas. Apesar de artificial, existe uma barreira e forma uma grande e bela baía, cuja água tépida propiciona uns belos banhos no mar.




No final desse dia, ainda, conseguimos voltar a uma praia (em Arona): maravilhosa sem ondas e uma areia fininha acinzentada, no sul da ilha, não muito longe do local onde estavamos hospedados. E a temperatura da água... ai... como estava boa!

Reparei que existem muitas espreguiçadeiras e guarda sóis espalhados pelo areal das praias, alugados (pediram-me 2 € para alugar uma espreguiçadeira todo o dia na playa de Las Teresitas mas vi preços bem mais caros em placas informativas nas praias do sul).

No lado norte da ilha, nunca tivemos a oportunidade de tomar banho no mar, devido às más condições do tempo e do mar. Estivemos na praia de Puerto de La Cruz e as diferenças notadas são a areia bem mais fina e mais escura, chegando mesmo até a ser negra.




Nos anos 70, o boom turístico Puerto de La Cruz converteu este local no principal da ilha. O incomparável Jardim Botânico e o Lago Martínez aliadas às praias fizeram dele um privilegiado destino de férias para milhões de Europeus. Contudo, nas décadas seguintes, o clima ameno e permanente do sul seduziram os turistas e desviaram a sua atenção das praias do norte (tanto que construíram um outro aeroporto mas no lado sul da ilha e amplo reforço de voos low cost, de companhias aéreas, vindas do norte da Europa).




Por exemplo, a zona das Playa das Americas é um dos locais com maior número e belas praias no sul. Além de ser estância balnear é também o centro de diversões nocturnas da ilha com vários centros comerciais e inúmeros restaurantes, bares e discotecas.
Longe das diversões, optamos por ver as suas bonitas praias. Numa delas, vimos o horizonte ficar tingido de um vermelho baço num belo por de sol.





Do hotel Paradise Park, onde ficamos, a praia mais perto era: Los Cristianos, com um largo areal mas a meu ver demasiado turístico e com demasiadas rochas. Mas o que mais gostei, lá, foram as bonitas esculturas de areia.




Depois da excursão de barco até Los Gigantes demos um longo passeio à beira mar desde a playa do Fanabé até Los Cristianos, que demorou duas horas mas soube bem percorrer todas aquelas praias e foi interessante ver duas praias lado a lado, uma com bandeira vermelha e a outra com a bandeira verde. Se por um lado estava uma praia perfeita para surfar, três metros à frente, uma linda praia formava uma pequena baía, com pouca ondulação sendo ideal para famílias, até com filhos pequenos.




A nível de praias, Tenerife não tem praias com areia cristalina e branca como nas Caraíbas, afinal estamos nas Canárias! Contudo, a constante temperatura amena em terra e no mar, no sul, em particular, em qualquer época do ano, fazem dela um bom destino de férias sendo perfeita para amantes de actividades aquáticas e desportos radicais, tais como parapente, vela e surf.
Apesar de ter gostado muito da praia de areia branca artificial (Las Teresitas), situada no nordeste, gostei especialmente das praias do sul que formam baías, com pouca ondulação, como a playa del Camison e a playa de Las Vistas (conforme se pode ver na primeira foto).

E, vocês, que tipo de praia gostam mais?

P.S: Já agora, aproveito para vos desejar: FESTAS FELIZES!



12 comentários:

  1. estou a pensar em ir a praia das americas em junho.gostava que alguem me imforma-se sobre essa praia. obrigada

    ResponderEliminar
  2. A praia das americas ou "playa de las americas" está aqui descrita neste post. No fundo trata-se de uma zona onde estão reunidas várias praias do sul da ilha.

    ResponderEliminar
  3. Qual a praia que mais gostei ñ sei bem mas o que mais gostei foi sem dúvida o passeio de barco pelos "Los Gigantes" e a subida de teleférico no Teide, são locais especiais! Ler este post fez-me relembrar e ter saudades desta viagem, obrigada Marta! Qualquer dia escrevo sobre isso :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Estou a pensar ir para tenerife, mas queria ficar numa zona com animação e boa praia ao mesmo tempo. O que aconselhas? A água da praia das américas será quentinha? Tipo Palma de Maiorca? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A zona da "playa das Américas" é, sem dúvida, a mais animada e a água do mar deve ser equivalente à de Palma (embora aí nunca tenha estado)!

      Eliminar
  5. 2009-2012-2013-2014-
    praias fanhab praia das americas 2 vezes e praia dos cristianos
    adoro tenerife

    ResponderEliminar
  6. ferias em tenerife 15-22- junho 2009.
    hotel fanabé 4 estrelas
    adorei
    1 vez em tenerife

    ResponderEliminar
  7. 2012
    3 noites 4 dias
    hotel dacil 3 estrelas foi o melhor que encontrei como 3 estrelas

    praia dos cristianos

    ResponderEliminar
  8. 2013
    hotel solvasa
    7 noites
    hotel bom, nao tinha ar condicionado cosinha e quartos bons
    bem situado gostei

    ResponderEliminar
  9. 2014
    outubro
    hotel ponderosa
    alimentação boa, boas condiçoes a limpeza nos quartos e´fraca está bem situado

    ResponderEliminar
  10. Já visitei Tenerife e adorei :) Um beijo

    ResponderEliminar