sábado, 3 de dezembro de 2011

Tenerife I: "a Ilha da eterna Primavera"

Outros destinos mais paradisíacos podiam ter sido escolhidos para esta viagem de férias ao estrangeiro mas a caducidade do passaporte, o número de horas de voo (nem quero imaginar o horror em passar uma noite inteira, outra vez, no voo de regresso) e os poucos € disponíveis, aliados ao clima invernal dos países da Europa só nos fizeram decidir a viagem para um local menos frio do que a restante Europa, com poucas horas de voo e bem mais económico: as Canárias, em particular a maior (tanto em altura como em extensão) ilha das Canárias: Tenerife, considerada "a ilha da eterna Primavera", situada em pleno Oceano Atlântico, apenas a 300 km da costa Africana!







Mas claro que uma viagem não poderia ser "boa" sem ter uma boa dose de stress inicial, porque senão é a gripe das aves ou a gripe A ou as cinzas da nuvem vulcânica ou o peso/medidas em excesso das malas (por causa de ser em low-cost)... desta vez foram as dúvidas ao comprar a viagem a Tenerife, por causa da recente actividade vulcânica de uma das ilhas vizinhas (El Hierro) e depois no próprio dia do voo foi a (ex) greve dos funcionários do aeroporto e da própria companhia aérea (que soubemos dois dias antes). Mas tudo correu bem e o voo saiu à hora prevista sem sobressaltos!

O pacote turístico foi comprado na Travelplan numa agência de viagens (agradeço desde já à Geostar da Guia, EasyGo de Lagoa, Abreu da Guia e Best Travel de Portimão) constituído pelos voos da Air Europa (uma low-cost Espanhola) a partir de Sevilha (o carro ficou estacionado no aeroporto) e transferes a partir do aeroporto de Los Rodeos (norte de Tenerife) até ao hotel Paradise Park, onde ficamos alojados em regime de meia pensão (pequeno almoço e jantar). O passeio de barco (no último dia) e a entrada do Loro Parque também foram comprados à Travelplan!





Esta ilha foi anteriormente habitada até ao século XV pelos Guanches, provavelmente imigrantes do norte de África, até terem sido conquistados pelos Espanhóis em 1493, numa expedição constituída por 1000 soldados e 150 cavaleiros cujo objectivo era conquistar a última das setes ilhas das Canárias (as outras já tinham sido conquistadas em 1402)!


Pintura retratando os "Guanches" (Museu das Pirâmides de Güímar)


Tenerife é visitada por mais 5 milhões de turistas ao ano, o que a torna a mais visitada de todas as ilhas nas Canárias. Dotada de uma grande variedade de paisagens e micro climas, é possível admirar a neve no topo do vulcão Teide enquanto nos deleitamos a tomar banhos de sol e/ou de mar nas praias, ao lado.


Exemplo de paisagem (o Teide, ao fundo)


A flora é variada, com mais de 1700 plantas sendo 500 endémicas (originárias da região). A fauna também é peculiar com uma grande variedade de répteis, aves e de mamíferos marinhos que podem ser admirados no seu habitat natural (como golfinhos e baleias). Devido às condições atmosféricas, os observatórios astrofísicos têm um papel importante na observação dos céus e no estudo do Big Bang (como o observatório de Izaña, cuja entrada não é permitida). A gastronomia é variada, devido às influências da cultura Africana, Latino-Americana e Espanhola, juntamente com as criações da própria ilha, sendo rica em queijo, pescado, banana, batata (como as famosas batatas cozidas com pele ou "papa arrugá")  e vinhos.

O artesanato (rico em bordados manuais), a arquitectura (as casas típicas com varandas em madeira), as romarias e o famoso Carnaval (crê-se que seja um dos melhores na Europa) além da compra de artigos com baixos impostos  (Puerto de La Cruz é porto franco  desde o século XIX) também fazem parte dos encantos desta ilha.


E no final da semana, o nosso  Castelhano tinha  melhorado consideravelmente:   "Vale?!"  


4 comentários:

  1. Fico a aguardar pelas fotos das praias de Tenerife pois tenho grande curiosidade em conhecer ;)

    ResponderEliminar
  2. Venho agradecer-lhe ter-me adicionado na sua lista de blogs. Viajo através das palavras, sai-me mais barato mas se pudesse viajaria pelo mundo inteiro. Enquanto isso não acontece, vou viajando até aqui.
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  3. Traveling and Living: É esperar para ver. Bj

    ResponderEliminar
  4. Arroba: De nada! Eu adoro viajar e blogar! Bj

    ResponderEliminar