terça-feira, 17 de maio de 2011

Cardiff, Capital do País de Gales!

Depois do stress desnecessário por causa das dimensões das malas (isto de viajar em low-cost tem os seus quês) o voo de Faro para Bristol decorreu sem quaisquer contratempos e o avião chegou às 09h30 tal como previsto. Depois fomos para St. Mellons onde ficamos a dormir duas noites na casa de uma amiga, passear num parque na zona de St. Mellons (Hendre Lake Park) e alugar o (primeiro) carro para percorrer Gales (Cardiff, Caerphilly) e sul da Inglaterra (Bath, Stonehenge, Avebury).


Hendre Lake Park

Pode-se dizer que Cardiff é a capital mais nova da Europa uma vez que existe há pouco mais de 50 anos como capital do País de Gales. As antigas docas que eram antigamente um porto de exportação de carvão maior do mundo, pela utilização do transporte de mercadorias por comboio (nos séculos XIX-XX), estão hoje transformadas num complexo de restaurantes e atracções para os seus visitantes. O Wales Milennium Centre é um desses exemplos. Aberto em 2004, é um centro de espectáculos de peças de teatro, musicais, dança e exposições de arte, em Cardiff bay (onde também aproveitamos para jantar uma pizza, nada de especial).

Millenium Centre

Com os seus mais de 300 jardins colocam esta cidade como uma das mais verdes de todo o Reino Unido ("estupidamente verdejante", como diria o meu marido).
O Bute Park é um amplo espaço de 130 hectares localizado no centro histórico da cidade, junto ao rio Taff, tem o castelo de Cardiff, a famosa "Muralha Animal" (está no lado sul do parque uma muralha com muitas figuras esculpidas de animais que foram colocadas de 1885 a 1930) e as pedras Gorsedd (que parecem um Stonehenge em miniatura) e uma vasta variedade de flora e fauna (adoramos ver os esquilos).

Bute Park (algumas muralhas do castelo de Cardiff)

Tem como principais pontos turísticos o Castelo de Cardiff e o Castell Coch (situado a norte da cidade).

Constituído por um castelo medieval e um palácio neo-gótico, o Castelo de Cardiff foi erguido a partir de uma torre de menagem sob um forte romano (provavelmente este último deve ter sido construído em 75 d.C). No início do século XIX o castelo foi ampliado e renovado.

Torre de menagem
Numa das muralhas a ouvir o guia-audio (e em Português!)

Fachada principal do palácio


A reconstrução começou inicialmente na torre do relógio prolongando-se depois para as outras torres assim como para as outras salas, em particular a Sala Árabe, que serviu também como quarto de hospédes. O seu tecto de madeira dourada revestida a folha de ouro e decorada assim como o seu conjunto de vitrais tornaram-na numa lindissima sala, digna de visita.


Ornamentos da Torre do Relógio (século XIX)

Tecto da Sala Árabe

Mais tarde, em 1947, o castelo foi vendido por um valor simbolico à cidade de Cardiff pela familia Bute. Actualmente, são dados aqui grandes espectáculos musicais.



O Castell Coch, também designado por "castelo vermelho" foi construído sob uma antiga fortificação do século XIII e restaurado no século XIX e parece ter sido retirado de um conto de fadas, sendo bastante utilizado em filmes épicos (como por exemplo Robin Hood). Vimos os seus vitrais, várias pinturas nas paredes e alguns quadros nos vários aposentos do pequeno castelo. Tem também uma capela e uma sala com informação diversa sobre o castelo e jogos para crianças.


Fachada principal
Vista do interior

Interior da sala do desenho (uma das mais bonitas)

Mas em Cardiff também estivemos a ver as fachadas dos vários edificios (hotéis, igrejas, bares e a estação central de comboios), os telhados em triângulo das casas e igrejas para facilitar a passagem de chuvas e/ou neve, estranhamos a falta de persianas nas janelas (mas no Reino Unido isso é  normalissimo), passeamos ao pé do Rio Taff, vimos as esculturas locais, as casas coloridas e de madeira assim como passamos em redor  do imponente Millenium Stadium. Antes de irmos para Londres de autocarro, fomos comprar mantimentos no mercado local (provamos o famoso e bom pastel da Cornualha que é recheado de carne picada) e tomamos uma pint (medida de volume correspondente sensivelmente a meio litro) de cerveja num pub.




4 comentários:

  1. Não conheço o País de Gales.O mais perto onde fui para aqueles lados foi ao Reino Unido; Londres,Windsor,Cambridge ,Manchester e Oxford.
    Mas acho que a sua viagem foi um bom local para quem é apreciador da natureza. Com todos aqueles campos verdejantes, lagos e inúmeros castelos, devemos ser transportados para uma história de contos de fadas. Embora os castelos por aqueles lados tenham fama , muitos deles, de andarem assombrados, tais como os da Escócia,deve ser uma viagem interessante.
    Quanto à falta de persianas nas janelas: nós os portugueses é fazemos uso delas mas nos países do norte da Europa (e não só,porque na Alemanha elas também não existem), não há mesmo nada a tapar as janelas e muitas vezes nem cortinas usam.Sentem-se perfeitamente à vontade, assim, com as luzes acesas e fazem a vida normal como se estivessem o mais recatadamente possível e longe de quaisquer olhares alheios.
    Mas a mim o que me faz mesmo impressão e me causa distúrbios é estar deitada e ver as luzes à volta e então de madrugada, quando começa a clarear e queremos dormir mais um pouco, então aí sim,lembro-me vezes sem fim das nossas ricas persianas bem fechadinhas.

    ResponderEliminar
  2. Sê bem vinda ao meu blog...já sou seguidora do teu e é óptimo conhecer pessoas que gostam de viajar tanto como eu. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Marta, vim aqui fucar seus posts de viagem pro Pais de Gales : ) beijao, Helo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helô,

      E faz você muito bem!
      Na série "Os demónios de Dan Vinci", episódio 6, o castelo do Vlad III foi também gravado no castelo Coch.

      Beijnhos.

      Eliminar