sábado, 30 de janeiro de 2016

Passeio até Ouarzazate!

Voltemos, agora, novamente para Marrocos! Estavamos, nós, no terceiro dia e o passeio mais desejados de todos: Ouarzazate, considerada a "porta do Sara" e local de cenário de várias dezenas filmes! Mas, claro, que nem tudo foi perfeito e apenas um dia foi pouco, muito pouco para conhecer a zona de Ouarzazate (ainda, para mais com poucas fotos já que me tinha esquecido completamente de verificar as baterias da máquina fotográfica)!




Mas devo dizer que é um excelente passeio (para quem não sofra de problemas de altitude e/ou enjoos por causa das curvas vertiginosas), pois as vistas são fantásticas! E para percorrer os quase duzentos quilómetros, a viagem demora quase quatro horas (só a ida). E apesar de existirem transportes públicos fomos numa excursão guiada (que bem menos acessíveis achamos bem mais seguros e rápidos)!

Depois de pararmos num dos pontos mais altos do desfiladeiro de Tizi-n-Tichka para admirarmos as lindíssimas vistas e bancas dos minerais aqui existentes...






Chegamos ao Kasbah Aït Benhaddou, uma aldeia fortificada e uma das mais bem preservadas da montanha do atlas, sendo património mundial da UNESCO desde 1987! Tendo sido imortalizada em vários filmes, como: "Lawrence das Arábias", "A Múmia", "Gladiador", "A última tentação de Cristo", "Alexandre", entre outros, conta com uma localização fantástica:




...pois o kasbah desce por uma encosta ao lado do rio Ounila, um afluente do rio Ouarzazate!




Vimos as interessantes casas de adobe (onde ainda hoje vivem algumas famílias) e por ali andamos debruçados a ver o interior de uma delas, acompanhados por um guia, pago, e a tirar claro, algumas fotos!






Após o almoço bem "mixuruca" perto do kasbah metemos-nos no autocarro e chegamos a Ouarzazate, uma bonita cidade situada a cerca de 1100 metros de altitude, na rota entre as montanhas e o deserto.

Cidade essa fundada em 1928, antiga guarnição da legião estrangeira Francesa! Depois de passarmos pelos dois enormes estúdios onde foram filmados mais alguns filmes (e eu frustradíssima por não termos ali parado) fomos ver o museu do cinema, onde existem muitos dos artefactos e partes dos cenários de vários filmes!  

Reconhecem alguns?















E pronto, ponto final! Porque Ouarzazate certamente deveria ter muito para mostrar e ser visto, mas não, era agora a hora de regresso com mais quase quatro horas de autocarro (arrgh, que raiva; o que valia era que o jovem motorista era jeitoso e ainda nos divertimos um bocado no regresso, com os estranhos cheiros do ar)!


7 comentários:

  1. Adorei a reportagem fotográfica e ficar a conhecer um pouquinho mais:)
    Parabéns pelo post:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Boa reportagem fotográfica, "comme d'habitude" apesar da pouca bateria. Mas quatro horas e depois mais quatro será que vale a pena ???
    Abraço
    CR

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos comentários! Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  4. Que bonito! Adorava visitar, nunca vi casas de adobe ao vivo mas acho essas aldeias típicas lindíssimas! E a arquitectura em si é extraordinária, questiono-me como é possível que casas de terra com dois andares aguentem tanto tempo!

    ResponderEliminar