quarta-feira, 25 de maio de 2011

Londres I

A nossa viagem da estação central de Cardiff para a estação de Victoria em Londres demorou 4 horas, um pouco mais do que comboio e a razão disso foi mesma a entrada na cidade e a chegada até ao centro que demorou mais de uma hora (absolutamente normal para o final do dia, numa cidade com mais de 8 milhões de habitantes). Mas mesmo assim, o tempo de percurso foi o estipulado e chegamos à estação de Victoria às 20.05H (viva a pontualidade Britânica). O autocarro tinha casa de banho, ar condicionado e era bem confortável (pagamos, cada um, um pouco mais de 20 £ pela viagem, de comboio era pouco mais caro).

Apanhamos o metro e fomos com as nossas malas e bagagens percorrer os 3900 m até à casa onde ficamos hospedados (não sabiamos que ficava assim tão longe e/ou que havia outros transportes como o comboio e o autocarro para lá chegarmos....lol).

Mas Londres é imensa: tem 10 zonas diferentes sendo a 1 a zona central e a 10 a mais distante e nós ficamos hospedados na zona 3. Ficamos a saber que muitos Portugueses vivem nas zonas 2 e 3. E ficar uns dias nesta casa, nesta cidade, foi realmente um desafio...acampar durante 5 noites num pequeno quarto (e novamente sem persianas...como é bom acordar cedo todos os dias...também não tinham ido lá para dormir...pensarão vocês...pois), andar muito de transportes (comboio, autocarro e metro) para chegar às principais atracções e principalmente andar muito a pé...e depois, também, fomos muito bem recebidos (nos dois primeiros dias até tivemos direito a jantarzão e tudo)!

No dia seguinte fomos até Piccadilly Circus e depois de termos vencido a fila para ir buscar o London Pass (já o tinhamos comprado previamente pela net mas mesmo assim tivemos uma hora na fila para o ir buscar) fomos até ao British Museum (ver próximo post).
O London Pass é um cartão que nos dá acesso à entrada em várias atracções de Londres. Compramos este cartão para ser utilizado durante 3 dias juntamente com 3 dias de travelcard (cartão que serve para comboio, autocarro e metro nas zonas da 1 a 6, após as 09H30). Compramos também um cartão Oyster que serviu para andar em todos os transportes de Londres nos outros dias e antes das 09H30 (desses dias em que tinhamos o travelcard).  Ambos se revelaram proveitosos.


Depois do almoço, perto do mercado de Covent Garden, fomos  passear e a admirar a arquitectura desta belissima cidade.


Entrada do mercado

Fachada de alguns edificios







Passamos por Trafalgar Square e vimos o National Gallery que tem obras de pintura espectaculares mas, infelizmente não nos deixaram tirar quaisquer fotos (o meu marido ainda me tirou uma mas apareceu logo um "gorila" que não nos deixou tirar mais nenhuma). Trafalgar Square é uma praça no centro de Londres feita para celebrar a vitória na Batalha de Trafalgar das tropas Britânicas contra as Napoleónicas, em 1805.

Entrada do National Gallery


Estivemos a ver pessoal a cantar e a tocar no meio da rua e depois seguimos em direcção a Westminster. Vimos o Parlamento Britânico que é denominado pela torre do relógio que contém o Big Ben que na realidade é o nome do sino, pesa 13 toneladas, e não é o relógio ou a torre como muitas pessoas pensam.


Big Ben

Ainda vimos, por fora, St. Margaret's Church, uma igreja Anglicana do século XV onde Winston Churchill casou e a famosíssima Abadia de Westminster (irei falar num próximo post) onde o príncipe William e Kate Middleton casaram há apenas 3 semanas (por falar nisso, com a compra do London Pass ainda recebemos de oferta uma caneca deles, além do desconto de 10%, por causa do seu casamento).





Tal como estavamos à espera, o primeiro dia em Londres foi de céu pouco nublado e sem chuva. E completamente estoirados, apanhamos o comboio de regresso a casa!





2 comentários:

  1. Ja tenho saudades de andar por Londres... Mas agora vou ter que esperar uns belos tempos ate voltar ai!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois é...agora vais ter de ficar aninhada por uns tempos mas é por uma boa causa (e muito boa por sinal). Tudo de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar