domingo, 22 de maio de 2011

Stonehenge ou Avebury?

No dia seguinte fomos  ver Stonehenge, Avebury e Bath! Fizemos uma paragem no caminho para admirar estas casas de sílex com telhados de colmo que existem nesta região: a da Wessex, no sul da Inglaterra! Depois continuamos para Stonehenge onde estivemos pouco tempo.




O Stonehenge é um monumento pré-histórico, mundialmente famoso, feito em várias fases desde 3000 a.C. Poderá ter sido um local de culto ao Deus Sol mas o que foi realmente extraordinário foi a capacidade de erguer e deslocar pedras tão pesadas (para essa época).





Depois rumamos a Avebury (dista 32 Km a sul do Stonehenge). Crê-se que este local seja bastante similar a Stonehenge, embora as "pedras" sejam menos grandiosas mas em maior número. As mais de 180 pedras em círculo rodeiam a aldeia de Avebury e tornam-no no maior círculo de pedra do mundo (com 427 m de diâmetro e 11,5 hectares de área). Até existe uma capela e um pub que estão localizados no centro do círculo. Provavelmente também seria um centro religioso, astronómico ou de magia.


Depois de termos ido a um posto de turismo (era em simultâneo,também, uma capela, foi bonito ver que preservam e restauram todos os espaços antigos e isto aplica-se a todos os locais que visitamos na Grã-Bretanha) demos a volta ao "círculo", tiramos imensas fotos (até fingimos ser figuras de BD com as pedras...hihi), vimos corvos e muitos borregos a pastarem além de pessoas a fazerem piqueniques no local, tocamos nas pedras, sentimos a vegetação, visitamos uma igreja, humilde mas com alguns vitrais bem bonitos.


Posto de turismo e capela


Quem nem Astérix e Obelix!


Um pouco do "círculo"




Em resumo: não se paga entrada (8,5 £), pode-se passear à vontade entre as pedras sem que exista uma vedação à toda a volta, não temos filas de espera e nem magotes de pessoas para entrarem, como no Stonehenge. Ou seja, uma manhã muito bem passada!


Sem comentários:

Enviar um comentário