sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Em Córdoba (Espanha)- parte 1!

Este é mais um daqueles posts que já tem "barbas" [e eu aproveito uma daquelas gripes desgraçadas para colocar o blog, ou parte dele, em dia ]!

Após mais um calórico almoço de natal em casa dos meus pais, no ano passado, saímos para Espanha, mais propriamente para Córdoba- uma bonita cidade andaluz, que eu andava desejosa de conhecer por causa da sua maravilhosa e antiga mesquita- edificada no local de uma antiga basílica- e hoje património mundial da UNESCO (de facto, todo o centro-histórico o é)!




E se o seu exterior já é fantástico, o seu interior deixa qualquer um de boca aberta!

Ora vejamos...

Aproveito pra ver as fotos de quase há um ano atrás e consigo sentir quase toda a beleza e magnitude do lugar, neste momento. Apesar do frio, esteve muito pouco vento.  E até os dias solarengos, também, quase os sinto! Óptimo!

Chegamos já de noite e depois de nos hospedarmos no confortável  "Hostal Los Angeles", não muito longe do centro, partimos (a pé) na sua direcção! Após o singelo jantar demos uma pequena volta ao pé de todos aqueles monumentos bem iluminados, especialmente numa época festiva como esta, a do natal!




A ponte romana, um importante marco também pertencente ao cartão postal da cidade, liga as duas margens da cidade atravessadas pelo rio Gualdaquivir e conta com mais de uma quinzena de arcos!






Apesar de profundas remodelações ao longo dos séculos (a ponte remonta ao século I a.C!) esta encontra-se em muito bom estado de conservação e foi com imenso prazer que percorremos as suas três centenas de metros!




Se numa das extremidades da ponte está a mesquita/catedral, na outra está a torre acalahorra, hoje transformada em museu!




No dia seguinte aguardava-nos a imensa mesquita-catedral com uma mescla de estilos arquitectónicos bem diferenciados, numa harmonia sem igual. Ali estavam séculos de história e religiões (tão) diferentes coexistindo lado a lado!




Mas isso ficaria pró o dia seguinte!

3 comentários:

  1. Mais uma mão cheia de fotografias incríveis. Dá logo vontade de visitar!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. M
    arta esse hostal não fica muito longe do centro histórico? recomenda? obrigada

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,

    O hostal fica sensivelmente a dez minutos a pé do centro. E recomendo, sim!
    Obrigada eu, pelo seu comentário neste blog.

    ResponderEliminar