segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Uma manhã em Castelo Branco!



Já que andava numa "onda" de jardinagem (como o anterior post do jardim Majorelle em Marraquexe, cujos artigos sobre Marrocos ainda não acabaram), aproveito, então, para escrever sobre duas das cidades onde fomos há uns aninhos atrás, no centro/norte de Portugal!

Castelo Branco: a primeira, é uma bonita cidade que possui (mais) um castelo (dos templários) e um invulgar jardim recheado de figuras históricas e mitológicas, um claro exemplar do barroco na cidade e no país, onde passamos algumas horas antes de irmos e pernoitarmos em Trancoso!

E a própria cidade é uma fofura, obstante de ser em Dezembro, o dia ensolarado também contribuiu (como se pode ver pelas fotos) para isso!

Sem evidências históricas antes do século XII, sabe-se que a localidade (Castelo Branco) se desenvolveu à volta de um castro luso-romano, tendo as muralhas do castelo sido construídas pelos templários entre 1214 a 1230, tendo sido elevada a cidade em 1771!

Considerada a segunda capital de distrito com maior qualidade de vida em Portugal, esta cidade sempre teve uma forte importância geoestratégica, devido à sua proximidade com a vizinha Espanha (50 Km)! 










Além do castelo, do cruzeiro manuelino de São João, de várias igrejas e museus (como o famoso museu Francisco Tavares Proença Junior, o museu Cargaleiro ou o museu de arte sacra; que não chegamos a visitar) fomos visitar (eu, pela segunda vez) o jardim do paço episcopal, do século XVIII, muito bonito, com vários lagos recortados com bordos trabalhados, canteiros de buxos encimados por estátuas de granito e vários conjuntos de painéis de azulejos!










Após o almoço delicioso no restaurante "A floresta" (junto à residencial do mesmo nome, a preços bem económicos) fomos até ao castelo, observar bem a cidade...lá, bem, no cimo! Ainda, passamos por algumas lojas com um dos artigos típicos da região: as colchas de linho bordadas com fios de seda natural, bem coloridas, com a representação de árvores e pássaros!











4 comentários:

  1. Bem, as imagens do cimo do castelo são de cortar a respiração!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  2. Já não vou a Castelo Branco há vários anos. Adorei as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Ah, que cidade linda!!! Estou com planos de ir a Portugal ano que vem e fazer um pequeno "tour" de carro, partindo de Lisboa e ir visitando as cidades ao redor. Vou dar olhada depois com mais calma aqui no seu blog. Acho que ele vai me servir bastante como fonte de inspiração :-). Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adorei as imagens... Já não vou a castelo branco à bastante tempo...

    Bjxxx

    ResponderEliminar