terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva de 2013


2013! Alegrias. Tristezas. Surpresas. Desilusões. E algumas viagens que também faziam parte do meus sonhos, como a Holanda e a Alemanha, tornaram-se, neste ano, realidade!




Janeiro: depois de termos feito a passagem de ano com um grupo de amigos a dançar quizomba em Odelouca, no primeiro dia do ano, fomos, também, fazer algumas caches junto à barragem de Silves e do Funcho.

De viagens, muito pouco a não ser por motivos profissionais! Apenas, um dia em Évora e dois dias de formação, em Lisboa! E como adoro Évora, uma das minhas cidades alentejanas favoritas, património UNESCO desde 1986, fica aqui, desde já, a promessa de uma visita ao palácio dos duques de Cadaval, bem na frente do templo de Diana (será que à quinta é de vez?)!

Chafariz da praça do Giraldo (Évora)

Templo de Diana


O primeiro domingo do mês de fevereiro foi passado a fazer algumas caches no Algoz e na praia da Marinha, num luminoso mas frio dia.

A nossa primeira escapadinha romântica, o fim de semana de carnaval, foi passada em Sintra, onde vimos a Quinta da Regaleira, o palácio nacional de Sintra e o castelo de mouros. Vimos ainda a nossa primeira peça de teatro de revista no Maria Vitória ("humor com humor se paga") e fizemos uma breve visita ao castelo de Palmela antes de visitarmos a minha melhor amiga que teve precocemente o seu filho (e meu mui lindo afilhado).


Fachada da capela da quinta da Regaleira (Sintra)


Ainda passamos a noite do dia dos namorados no Falésia Hotel, em Albufeira, onde aproveitamos para relaxar no pequeno jacuzzi e na comprida piscina interior.


Pormenores do nosso quarto, no dia dos namorados



Em março, além dos muitos jantares de convívio com amigos e familiares, aproveitamos o chuvoso domingo de ramos para conhecermos a cidade espanhola de Mérida, na Extremadura, uma cidade cheia de ruínas romanas que desconhecia por completo e que me surpreendeu bastante!


Em Mérida


Abril! Aproveitamos um domingo para visitarmos uma "invulgar" barragem, perto de Ourique e fizemos uns pequenos passeios na praia da Galé, Alcantarilha e Algoz, para fazermos algumas caches.


Na barragem do Monte da Rocha

Num dos meus dias de folga fui visitar o interessante centro de ciência viva em Lagos (cujo post ainda está por vir).



No primeiro fim de semana de Maio voltamos novamente a Espanha, mas desta vez fomos para Granada. Depois de ter visto a sua bonita catedral visitamos Alhambra, património mundial da UNESCO, desde 1984.





Em Junho chegaram finalmente as férias! Assim passamos longos oito dias, divididos por quatro países diferentes, começando e terminando em Amesterdão (Holanda), passando novamente pela Bélgica e pela primeira vez em terras luxemburguesas e alemãs.


Entrada do castelo Haar (Países Baixos)


Festejamos o nosso aniversário de casamento, em Julho, num restaurante junto à zona ribeirinha de Portimão e depois passamos dois dias de folga entre amigos, um deles na ilha da Fuzeta, em plena ria formosa e outro no Zoo de Lagos. Fizemos, ainda, umas caches perto de Messines, com os meus pais.


No Zoo de Lagos (com os amigos do País de Gales)!


Agosto! Depois de alguns almoços com a família (incluindo a da França), passamos dois dias nas terras de Moura onde fizemos um belo passeio de barco na barragem do Alqueva Fizemos também uma breve paragem na praia fluvial da tapada da Mina de S. Domingos, antes do regresso ao algarve.

Aproveitei ainda para espreitar o concerto do João Pedro Pais (adoro) numa ida à FATACIL, uma feira anual de comércio e turismo, em Lagoa!


Em Moura


O mês de Setembro iniciou da melhor forma com uma ida à Barra beach  (na realidade uma zona quase deserta da ilha da barra, na ria Formosa) onde assisti a um dos melhores por de sol da minha vida (mas quem é quem disse que o paraíso não existe e ainda, por cima, está aqui tão perto?).





E depois fizemos a rota dos petiscos, onde provamos algumas das iguarias portuguesas, a preços bem simpáticos, em Portimão e Ferragudo. O melhor foi, sem dúvida, no "Maria do Mar", uma pequena loja com conservas do mar, quase no centro de Portimão!


Em Outubro, recuperei bem a tempo depois de ter apanhado uma valente bronquite para festejarmos o meu aniversário em Malta! Descobri aí um país bem diferente da restante europa, mas nem por isso menos esplendoroso.





Os últimos dois meses do ano (Novembro e Dezembro) foram quase passados exclusivamente em Lisboa, após mais uma falhada inseminação artificial. Aproveitamos para visitarmos os museus do Teatro e do Traje.

Fui ainda ao Lisbon Centre Story antes da subida ao arco da rua augusta, com uma vista deslumbrante sobre a praça do comércio, parte parcial de Lisboa e rio Tejo.





Tempo, ainda, tive para visitar alguns familiares daquela zona, o museu do chiado, a casa museu Dr. José Anastácio (bem na frente da maternidade Alfredo da Costa), experimentar uma refeição na "Casa do Alentejo" (que eu estava desejosa de experimentar)  e os vários shoppings da capital, fantasticamente iluminados para o natal, antes de uma passagem por Castelo Branco, Trancoso, Foz Coa, Castelo Melhor e Évora!


No jardim do museu do teatro


Ou seja, não me posso queixar (deste aspeto, obviamente), pois, afinal em 2013, foram quase 40 dias de viagens e passeios, pelo nosso país, na vizinha Espanha e noutros países da europa!


Agora, aproveito, para vos agradecer, não só aos meus novos 26 seguidores de 2013, como todos os outros, que me têm seguido ao longo destes três anos como blogger (e alguns que nem são seguidores). O meu muito obrigado e que Deus abençoe todos vocês (independentemente do seu credo ou religião)!


Beijo grande e um excelente 2014!

8 comentários:

  1. Querida Marta,
    um ano em cheio! Que 2014 te satisfaça os restantes desejos e continua os interessantes relatos das tuas belas viagens.
    Estarei aqui para os ler e ver as excelentes fotografias que captas com tanta arte.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Grande Marta, quando puder viajar sei a quem pedir conselho eeeeehh! Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Foi um ano recheado de sítios bonitos :)
    A quinta da Regaleira é dos meus locais favoritos

    Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  4. Para ano de crise nada mal, muitas viagens, belas fotos e alguns sonhos onde se colocou um "visto". Excelente 2014 e mais alguns vistos na caderneta.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, querida amiga! Se não fosses tu, não teria conhecido Malta tão bem! Está nos nossos programas, que agora têm de ser um pouco mais acelerados... o tempo passa depressa e estamos naquela idade em que amanhã tem de ser logo!
    Agora vamos aos Açores, visitar a minha mãe, coisa que fazemos 3 a 4 vezes por ano. Tem de ser! Queremos ir a S. Tomé e Príncipe e parece que o navio Funchal está a fazer esse cruzeiro.
    Um beijo, querida Marta, e tudo de bom para ti e tua família.

    ResponderEliminar