quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um dia em Bruxelas! (parte 2)



Ficam-me bem, não ficam? Embora, não sejam propriamente o meu número (hahaha). Mas chega de piadinhas e continuemos o nosso passeio por Bruxelas. Vamos agora para o Brupark, situado a 7 km do centro da cidade.

Um valioso parque temático mas com uma desilusão no final!

Depois da árdua tarefa de sair do centro de Bruxelas, de carro, fomos visitar primeiramente o Atomium. Este foi construído de propósito para a exposição internacional de 1958, sendo um dos símbolos mais emblemáticos e representativos da capital europeia. O Atomium representa a estrutura de uma molécula de ferro, ampliada 165 biliões de vezes e cada uma das nove esferas tem 18 metros de diâmetro e estão ligadas umas às outras por escadas rolantes.




Após termos comprado o bilhete conjunto (atomium e mini-europe) subimos de elevador até à esfera mais alta, onde obtivemos uma vista privilegiada sobre a bonita cidade de Bruxelas e o Bruparck!




Após a descida, nada como voltar a subir mas pelas escadas onde estivemos a deambular pelas outras quatro esferas visitáveis.


E vejam só um pouco do seu interior, qual cenário futurístico...




Numa das esferas, bancos e camas (existiam até almofadas) onde pudemos descansar...




No exterior continuavam as operações de limpeza (quem "sofrer" com as alturas não deve conseguir fazer aqui um bom trabalho...hihi)!




E depois, numa manhã particularmente solarenga (e quente!) percorremos a maior parte das 300 reconstruções das atrações miniatura dos vários países da europa: a Mini-Europe, a zona principal do Bruparck. Este grande parque temático conta, ainda, com mais atrações para os  cinéfilos (amantes do cinema) e os apreciadores de diversões aquáticas.


Torre Eiffel


Assim, num curto intervalo de tempo passamos pelos vários países da europa e vimos as suas maiores atrações, em miniatura, desde a torre Eiffel, passando pela fortificação de Trelleborg na Dinamarca;




...pelo magnífico castelo de Savonlinna do século XV, ponto de defesa na fronteira com a Rússia, na Finlândia;




...pelo palácio ducal de Veneza, antiga residência dos Doges e onde estava instalado o governo e o tribunal;




...pela grandiosa catedral de Santiago de Compostela, um dos principais santuários cristãos.




E finalmente Portugal: o cais da ribeira do Porto, o castelo de Guimarães, o oceanário, a torre de Belém....




e....??? O que é aquilo? Umas pequenas casinhas brancas em cima de um rochedo verde deteriorado, que designaram como "algarve"!

Se fosse um turista e visse aquilo, certamente que não queria ir ali (aqui) passar as férias. Então e as enormes praias com areia fina dourada?! Vejam só a foto e digam lá se não tenho razão?




A maqueta foi oferecida pela entidade regional do turismo do algarve e pela câmara de comércio e turismo de Portugal. Será que não podia ser um bocadinho melhor que isto, para promover melhor a região?!

P.S: Desde já, candidato-me a um lugarzinho para promoção do algarve! Direitos e deveres: viajar bastante (hahaha)!

2 comentários: