quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tenerife V: na capital da ilha e "arredores"

Se há coisa que eu gosto de fazer é visitar a capital de qualquer país que seja (nem que depois me possa vir a arrepender, porque podia ter aproveitado o tempo, tão pouco, especialmente nas férias para ver e fazer outras coisas) mas pelo fico naquela: "Vi, está visto"! E Santa Cruz de Tenerife, a capital não é excepção! Não que seja uma cidade feia, nada disso. Até tem uns edificios bonitinhos, umas esculturas originais, mas é uma cidade com ruas iguais às demais (as marcas das lojas são exactamente as mesmas de qualquer cidade Espanhola) e sem grandes atracções, contudo...


Esculturas da Plaza de España


Mas antes de falar disso, o quarto dia da nossa viagem começou por um bonito passeio às montanhas de Anaga. Quando lá chegamos estava a cair uma chuva miúdinha e vimos que estavamos numa das áreas menos visitadas (turisticamente) da ilha, mas linda. Apesar das estradas estarem em bom estado de conservação são bastante íngremes (mas não tão ruins quanto as do noroeste). As casinhas multi coloridas e a vegetação luxuriante constituem a paisagem.



Vistas de Anaga

Depois de algumas descidas vertiginosas chegamos a San Andrés e à playa de Las Teresitas (descrita num post posterior). San Andrés é uma das mais antigas aldeias (actualmente é vila) fundada no século XV e está localizada numa encosta montanhosa, a 10 km do nosso destino seguinte.


Na playa de Las Teresitas e San Andrés no centro


Santa Cruz de Tenerife, é capital não só desta como das outras ilhas ao lado (La Gomera, La Palma e El Hierro) e destaca-se pela sua forte actividade comercial, cultural e cosmopolita. Sendo habitada por 200.000 pessoas, possui quase um terço da população de Tenerife e tem um importante porto, igrejas, museus e várias e bonitas plazas. Contudo, o que me supreendeu foi o facto de saber que é considerada uma das principais capitais de uma das mais importantes festas do mundo: o Carnaval, só sendo ultrapassado pelo Rio de Janeiro, no Brasil (quem diria)!

Depois de termos dado uma volta e ver os edificios (o edificio bonitinho de amarelo é a loja da Benetton, situada numa ampla zona comercial)...




...alguns antigos, mas outros muito modernos...


Câmara Municipal






...como o Auditório de Tenerife, símbolo da cidade e localizado na parte sul da capital, inaugurado em 2003, considerado o melhor edifício moderno das Canárias e um belo exemplar representativo da arquitectura Espanhola.


Auditório de Tenerife


As bonitas esculturas e jardins espalhados pela cidade fizeram parte do percurso. E até a eficiente limpeza das ruas não é feita com as tradicionais vassouras mas sim com folhas de palmeira (olha a economia)!





Passamos pelo mercado da nossa Senhora de África, um típico mercado de produtos regionais Espanhóis.


Parte frontal do mercado


A sede do governo (Cabildo Insular) fica próxima da Plaza de España, a maior praça da cidade (com mais de 5000 metros quadrados) e está bem localizada no centro, tendo sido construída em 1913.



A Plaza de España foi construída em 1929 num antigo local de defesa da ilha contra piratas e o principal monumento está na zona central da mesma, consituída por 4 elementos: Memorial de Guerra, representado por uma grande torre em forma de cruz, uma mulher alada que representa o sucesso das expedições marítimas e o regresso dos heróis à sua terra natal e duas figuras de soldados (e que belos soldados...hahaha) com uma espada nas mãos em posição de descanso, que representam os valores militares e cívicos.





O nome de Santa Cruz de Tenerife deriva do facto de ter sido colocada uma cruz aquando do desembarque dos conquistadores Espanhóis, nestas terras. Crê-se que essa cruz original está mantida na Igreja de La Concepción. Esta, também conhecida, erradamente, por "Catedral de Santa Cruz" é a igreja principal da cidade e a torre, construída em 1786, é uma das mais altas da cidade!


Torre da Iglesia N.S. Concepción

Antes do almoço, vimos ainda a moderna estação de autocarro de Guaguas e muitos destes veículos de transporte público que circulam nas 20 linhas urbanas da cidade, quase todas a partir do centro da cidade.
Uma visita de meio dia a Santa Cruz de Tenerife. Cultura, Carnaval, urbanístico, turístico.



2 comentários:

  1. Um dia irei a Tenerife... Nem que seja so para o Texugo recordar onde trabalho durante 1 mes... O mes em que soubemos que íamos ser papas!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois, Texuga, é verdade...lembro-me que o teu marido estava no estrangeiro, nessa altura, mas não me lembrava que era Tenerife. Mas vai sim, com o Texugo e o texuguinho, que aquilo é muito fixe para passar férias e em qualquer altura do ano. Beijo grande

    ResponderEliminar