quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tenerife IV: no Teide, o tecto de Espanha

Preparados para subir? Na verdade, quantos minutos são necessários para subir 168 metros? Alguns, mas e se for a uma altitude superior a 3500 metros, com pouco oxigénio (em que tonturas e dores de cabeça são frequentes), temperatura de zero graus Celsius e um forte cheiro a enxofre?

Mas comecemos pelo início...

Confesso que a razão principal de ir para Tenerife era fazer a subida ao Teide, o pico mais alto de toda a Espanha com 3718 metros.






Depois de ter pesquisado sobre o assunto fiquei deveras entusiasmada por poder subir até à cratera de um vulcão. Sabia que não ia ser nada fácil devido à entrada restrita e às várias recomendações  expostas na página do  Governo das Canárias (www.reddeparquesnacionales.mma.es). Apesar de ter solicitado a "permiso de acceso" para ter a autorização necessária para a subida, não sabia se ia mesmo acontecer, uma vez que necessitavamos de ter, ainda, sorte com o tempo, nesse dia (e nessa hora)! O teleférico não anda, obviamente por razões de segurança, com ventos fortes e mau tempo devido à instabilidade deste último e que aqui pode ocorrer em qualquer dia do ano.

Dentro do avião, antes da chegada ao aeroporto de Los Rodeos já estavamos a ver o elevado cume do Teide bem acima das nuvens e soube que estavamos a chegar.

No terceiro dia, em Tenerife, as expectativas eram grandes: afinal hoje era o dia de conhecer o grandioso Teide e saber se iamos conseguir chegar até ao cume deste vulcão, além de que seria a primeira vez que estariamos a tão elevada altitude.

Depois de termos passado pela pitoresca Vila Flor, a cidade que se  orgulha de ser a cidade mais alta de Espanha, atravessamos de carro uma parte do Parque Nacional de Las Cañadas del Teide, com mais de 13.500 hectares, sendo o parque nacional de maior extensão das Canárias.


A 2240 metros

As antigas erupções do Teide originaram o actual relevo da ilha e segundo se crê, há milhares de anos atrás, havia um vulcão maior que o actual, que através de deslizamentos de terras e erupções vulcânicas desencadeou a aparecimento deste parque, o primeiro parque nacional declarado nas Canárias (1954) e  declarado património da UNESCO, em 2007. Algumas vezes, está coberto de neve (às vezes até no verão, mas infelizmente não estava quando fomos). Até o próprio nome da ilha é originário daí: tene (montanha) e ife (branca) na língua dos Guanches e depois acrescentado a letra "r" pelos Espanhóis.

À medida que fomos subindo, o solo alterou rapidamente e  o cenário verdejante deu lugar a um cenário lunar incrível (depois de passagem pelas nuvens). Também a temperatura amena do 22ºC do sul decaiu, em pouco tempo, para os 7ºC. É notável a adaptação das poucas espécies vegetais que proliferam num solo como este, constituído por rocha vulcânica, aliado às condições ambientais extremamente difíceis. Uma das primeiras plantas colonizadoras é a Descurainia bourgeauana, um pequeno arbusto que floresce intensamente, de cor amarelada. Também, a Echium auberianum é umas das plantas características do parque, pela sua forma espigada e fluorescência azulada na Primavera e adormecida no Inverno.




Tendo como paragens os vários miradores, fomos tirando fotos e admirando a paisagem em Falla de Los Azulejos, onde existem bonitas zonas de coloração azul esverdeada resultante do contacto entre gases vulcânicos e águas termais com rochas quentes e intrusões de magma e Roques de Garcia, onde existem as rochas mais fotografadas da região e de formas invulgares; perto do local também existe um hotel com restaurante e posto de informações.


Falla de Los Azulejos


Roques de Garcia (nas duas fotos)



Como tinhamos tempo, aproveitamos para ver ainda a bonita Montaña Blanca e passar pela Montaña Mostaza e pelo Observatório de Izaña, astrofísico e onde se estuda a teoria do Big Bang.


Montaña Blanca

Montaña Mostaza


Quando chegamos perto da zona do teleférico, vimos que tinhamos tido sorte: nada de vento, frio um pouco "cortante" (mas nada que não se suporte) e um céu azul, lindo! E o teleférico a funcionar às mil maravilhas!

Depois do almoço improvisado no carro, dotados da autorização e respectivo documento de identificação, protector solar na cara, bem vestidos (calças demasiado quentes, polar, casaco, lenço para o pescoço/cara, gorro para a cabeça, óculos de sol), água e máquinas fotográficas, fomos andar no teleférico.



Apesar deste ser caro (25€ por pessoa, num percurso de ida e volta),  passamos quase 10 minutos deliciados com belas vistas e rapidamente passamos dos 2356 metros até à estação de La Rambleta a 3550 metros, onde existe a mais alta cabine telefónica de Espanha.




A vista é simplesmente deslumbrante e de cortar a respiração (literalmente ou talvez não)! Afinal, aqui estavam 0ºC. Subimos lentamente os 168 metros para nos irmos acostumando com a falta de oxigénio e conseguirmos chegar até ao topo.




A autorização é necessária para salvaguardar esta zona natural magnífica e mesmo para a própria segurança das pessoas que a visitam. Com efeito, o caminho é bastante estreito mas devidamente sinalizado. Para obter esta autorização, na subida ao cume, é necessária a marcação da hora de permanência de cada visitante e como é gratuita, convém faze-la o quanto antes (eu solicitei a minha três semanas antes), uma vez que está limitada a 50 pessoas, de duas em duas horas.

No entanto, quem não quiser subir a tão elevada altitude (ou não conseguir a dita autorização) poderá ver as bonitas vistas a partir do mirador do Pico Viejo e de La Fortaleza. Além de ser possível visualizar as ilhas vizinhas (La Gomera e El Hierro), pode-se até ver mesmo África, num dia despido de nuvens, que não foi o caso.

 No topo do vulcão está uma cratera enorme e antiga que não se deve pisar ou mexer, designada por Telesforo Brovo, com uma cor amarelada e de cheiro forte e repugnante a enxofre (continua a libertar gases, apesar da última erupção ter sido há mais de dois séculos).


No cume do Teide (a 3718 m, à esquerda: cratera do vulcão)



Na realidade, tinhamos 60 minutos para subir e descer do cume do Teide, na verdade levamos 80 minutos para o fazer (a subida foi mesmo torturosa, especialmente para o meu marido) mas valeu bem a pena o sacríficio pela magnificência do lugar.


O ponto alto da viagem: a vista do topo do Teide!



5 comentários:

  1. Olá Marta, tb estou a preparar a minha visita ao El Teide e encontrei o vosso blog por acaso. Vou agora pedir a autorização para subir ao cume. Sabes se é preciso definir a hora? A que horas recomendas, pensando que o plano é o mesmo que o vosso (carro - teleférico - cume)?

    ResponderEliminar
  2. Olá Edu,

    Sim, é necessária definir a hora quando estás a pedir a "permiso". E recomendaria a subida a partir das 12.00h até às 15.00H (se bem me lembro nós fomos das 14 às 15.00H), porque nessas horas está menos frio (a temperatura lá em cima situa-se nos 0ºC), se bem que é preciso ter sorte...com o tempo.

    ResponderEliminar
  3. Que experiência maravilhosa :) Ainda só estive no cume do Vesúvio, em Itália.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ola
    Voces tiveram algum problema por terem ficado um pouco a mais?
    Valeu pelas dicas

    ResponderEliminar