segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grutas da Moeda

Existem 4 grandes grutas visitáveis na região centro do país. Uma delas: as grutas da moeda ficam apenas a 2 Km de Fátima, tendo este nome devido ao nome do lugar onde estão localizadas. Reza a lenda, que um homem muito rico, destas terras, ao passar em torno de um algar (caverna) foi assaltado. Ao tentarem tirar-lhe as moedas, com a confusão, estas caíram, dando ao local o nome pelo qual hoje é conhecido: Algar da Moeda.

Estas grutas estão abertas durante todo o ano e o preço é de 7€ (visita ao centro de interpretação + grutas).




O centro de interpretação científico-ambiental explica a formação das grutas, a importância do calcário e a extensa variedade de fósseis e minerais de vários países, incluindo Portugal!


Alguns exemplares da colecção de António Teixeira

Os minerais e rochas presentes no solo da região são:

- argila (matéria-prima para o fabrico de tijolos, telhas e peças de cerâmica);
- caulino (matéria-prima para a indústria de porcelana, cerâmica, tintas e papel);
- calcite (matéria-prima da indústria química, óptica e vidro, principal componente das rochas calcárias);
- lenhite (rocha do carvão, sendo esta zona a principal extractora de carvão de todo o país);
- azeviche (espécie de carvão vegetal fossilizado, utilizado em jóias (exemplo: jóias da coroa Portuguesa), acreditava-se que tivesse propriedades curativas ou mágicas).

Também, fizemos observações microscópicas de calcário e vimos as várias utilizações do calcário. Sendo este a rocha predominante da região é natural que tenha muitas aplicações, sendo utilizado directamente (calçadas, blocos, britas, monumentos, obras de arte ou grutas como se podem ver aqui) ou como matéria-prima na indústria (por exemplo: na refinação de açúcar, no tratamento de águas, no enriquecimento de alimentos ricos em cálcio e de rações animais, na correcção de solos sob a forma de carbonato de cálcio).

Depois vimos as grutas propriamente ditas. A extensão visitável é de 350 m e têm a profundidade máxima de 45 m. Tem uma temperatura constante de 18ºC, devido à sua constituição em argila.

As grutas apresentam um magnífico e natural mundo subterrâneo com 12 galerias (cada uma foi-lhe atribuido um nome próprio) formadas durante milhares de anos. A água infiltra-se livremente ao longo das camadas horizontais das rochas, calcárias, dissolvendo-a e formando galerias, fazendo assim lembrar um "santuário natural".

Designam-se por estalactictes  e estalagmites às formações rochosas crescendo para baixo em direcção ao chão ou que crescem a partir do chão em direcção ao tecto, respectivamente. Quando uma estalacticte se junta com uma estalagmite denomina-se por coluna. Naturalmente todo este processo de formação é muito lento. No caso das estalactictes o tempo de formação é de 1 cm em 100 anos e nas estalagmites 1 cm em 250 anos.

Estas grutas foram descobertas em 1971 por 2 caçadores que ao perseguir uma raposa encontraram estas grutas, acidentalmente. Depois foram eles que exploraram e abriram estas grutas, ao público, em 1974.





Provamos ainda o licor Abafado da Moeda acompanhado de pão de nozes e passas, gratuito e disponível na loja, do pequeno comércio local!


2 comentários:

  1. Estará no meu próximo roteiro a Portugal.

    Tem um lugar também que tem marcas de animais pré-históricos, não é?
    Quero conhecer!
    Tempo + dinheiro = retorno a Portugal!
    (rsrsr)
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá Aldi,

    No próximo post sobre Fátima está o lugar com marcas de animais pré-históricos. Bj

    ResponderEliminar