domingo, 18 de dezembro de 2016

Na maior atração de Córdoba (Espanha)!



São quase nove centenas de colunas com arcos listados de vermelho que sustentam o tecto, sem dúvida, da maior atração de Córdoba!

Trata-se da antiga mesquita/catedral edificada no século VIII, no lugar de uma antiga basílica cristã do período visigodo, tendo, nos séculos seguintes, sido remodelada e ampliada, numa época em que Córdoba se tornou uma das cidades mais importantes e influentes do mundo muçulmano!




Posteriormente, a cidade foi conquistada pelos católicos e a mesquita foi convertida novamente num templo cristão, em pleno século XIII, com várias alterações arquitectónicas. Hoje do que vemos é uma mescla de diferentes estilos de séculos diferentes, lado a lado!

Dizem que as filas são quilométricas para visita-la mas nós como estávamos no auge do inverno (afinal, no seu juízo perfeito quem é que vai querer passar a manhã do dia 26 de Dezembro a visitar este templo desta cidade friorenta, a não ser "meia dúzia de gatos pingados"?!) não tivemos qualquer dificuldade para faze-lo.

Após a compra dos bilhetes, entramos! Puro êxtase! Primeiro as várias centenas de arcos dispostos paralelamente com os seus imensos lustros pendurados...




...desta antiga mesquita (que chegou a ser a segunda maior do mundo?!) e depois...

... a catedral com a sua rebuscada arquitectura, interessantes quadros religiosos, valiosos objectos de arte, coloridos vitrais e ofuscantes dourados.


















A sua beleza não deixa ninguém indiferente! E há, até, quem ache tudo uma enorme aberração: o templo cristão ter sido construído bem junto à antiga mesquita?!

As fotos, aí estão, para tirar as dúvidas...E vocês o que acham?



3 comentários: