domingo, 27 de março de 2016

#praiasdoalgarve: 4- Senhora da Rocha; 5- Nova (Lagoa)


Bora lá dar mais um saltinho pelas praias algarvias?! E hoje, temos logo duas, situadas no concelho de Lagoa, mais concretamente em Porches, junto a uma falésia onde existe a capela da Nossa Senhora da Rocha! Vamos?!



Após o bom almoço de aniversário do meu marido, que também calhou este ano ser no domingo de Páscoa, num restaurante da freguesia de S. B. Messines e fazermos um curto passeio pela mesma, num lindo de sol primaveril, fomos depois visitar mais duas praias do algarve!


Antigamente, uma pequena comunidade piscatória na orla da freguesia de Porches, hoje faz parte do "pacote" turístico do algarve e a sua praia é bastante abrigada por causa das suas falésias naturais onde existe o forte e a capela da Nossa Senhora da Rocha


Trata-se da praia da Nossa Senhora da Rocha!






O forte e a capela da Nossa Senhora da Rocha, também designado como "castelo de Porches" era uma autêntica fortaleza utilizada na defesa contra os piratas mouros, no século XI. Apesar de ter ficado bastante danificada foi reconstruida nestes últimos séculos e está classificado como imóvel de interesse público, desde 1963!






Nesta falésia, existe ainda um túnel que liga esta praia à praia nova, recentemente sujeita a obras de areamento, para evitar futuras possíveis derrocadas, o que a tornou mais ampla!






5 comentários: