domingo, 14 de dezembro de 2014

Passeio por Buda 3!



Não vos tinha prometido levar a uma das mais bonitas igrejas da capital da Hungria situada no lado Buda?!


Eis-nos, agora aqui, na igreja Mátyás ou igreja de Santa Maria, mandada ser construída no século XIII pelo rei Mátyás!

O templo acabou por ser convertido numa mesquita, onde muitos dos seus pormenores originais ficaram perdidos aquando da posse dos Turcos (como imagens de santos terem sido tapadas, pois segundo a lei islâmica não pode existir a sua veneração), foi lugar de importantes acontecimentos como a coroação de vários reis e rainhas (entre as quais se inclui a imperatriz Sissi em 1867) tendo posteriormente, no finais do século XIX, sido totalmente renovada. Apesar de ter sido muito devastada pelas forças alemãs e russas na segunda guerra mundial, a igreja foi (e continua a ser) restaurada!




À primeira vista, o que salta à vista e difere das demais é o seu emaranhado de azulejos vidrados multicoloridos do telhado e a sua elevada torre branca de estilo neogótico. E o interior?



A visita ao interior tem de ser pago pelos visitantes mas garanto-vos que vale cada cêntimo (neste caso, cada forint húngaro), pois cada pormenor do seu interior é lindissimo!




Desde os seus magníficos vitrais, às paredes intensamente pintadas com cores vivas e adornadas a dourado, aos pormenores esculturais do túmulo do rei Béla III expostos na capela da trindade, o púlpito ricamente decorado com figuras esculpidas, o altar principal neogótico do século XIX, a estátua da madona barroca (de acordo com a lenda, com a conversão da igreja em mesquita, a estátua "apareceu" milagrosamente tendo os Turcos considerado isso como um mau presságio, a derrota) até à cripta onde está o museu de arte sacra e guardadas as réplicas das joias da coroa (idênticas aquelas do parlamento, que não pudemos fotografar; diz-se que a coroa é "torta" e ficou como um símbolo da cidade por ter tido sofrido tantos sobressaltos enquanto escondida em viagens).




















Acabamos a tarde, no nosso terceiro dia de viagem, nas alas (onde existe a sua enorme cúpula) do palácio real, onde está instalada a grandiosa galeria nacional Húngara!

3 comentários:

  1. Que maravilha, e que belas fotos !!! Espetacular.

    ResponderEliminar
  2. Aiii Budapeste!! Está na minha lista de viagens a fazer!! Juntamente com Viena e Praga... A minha ideia será fazer um circuito por estas três cidades :) Por isso dicas são bem-vindas! Beijinhos e boas viagens!

    ResponderEliminar
  3. Muito bonita. Esta não vi...
    Acabei por gostar mais do lado Peste.
    Bjs,
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar