quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Para degustar e descobrir em: Mértola (Alentejo)!

Como eu comentei no post anterior aqui vos deixo o nome de dois bons restaurantes na zona de Mértola, onde comemos, comemos muito bem! Além disso, compartilho a minha praia fluvial favorita, onde fomos no ano passado e onde regressamos novamente este verão. Como foi bom relaxar ali umas horinhas, heim (ai, só de pensar nisso até me apetece em teletransportar, rs)?!



Mais uma vez, piramos-nos do algarve, num calorento e azulado sábado veranil! Depois as nuvens deram lugar à medida que nos aproximamos deste Alentejo autêntico e quase deserto (até os T1 das cegonhas estavam vazios). Após uma hora de viagem vimos o intenso casario branco de Almodôvar, uma sossegada terra e depois de imensos pinheiros e algumas perdizes perdidas à beira da estrada o majestoso e bonito castelo de Mértola lá no alto [pela 3ª vez]!


(Novembro 2010)


A 18 km de Mértola situa-se a praia da Tapada da Mina de S. Domingos, uma bonita praia fluvial com bandeira azul, água quentinha (particularmente boa quando a água do mar no algarve, este ano, esteve tanto fria) e sem nenhuma ondulação, obviamente!


(Novembro 2010)




Mas, antes disso um delicioso almoço (gostamos tanto que voltamos no dia seguinte) no restaurante "A Paragem", situado em Corvos, uma terriola onde provamos uma deliciosa carne grelhada (adoro a carne tenra alentejana) com migas (ai, que delicia; as melhores que provei até hoje), um refrescante melão e umas belas farófias. [É necessário reserva, porque está quase sempre cheio].






Antes de fazermos um belo passeio à noite, até ao castelo de Mértola, com uma vista privilegiada e quase deserta sobre a vila jantamos no restaurante "Alengarve" onde nos deliciamos com um refrescante gaspacho (como algarvia que sou adoro pão de quase todas as maneiras) acompanhado de peixe frito e um bom de um vinho brancooooo! [Ambos os restaurantes têm o preço médio de 15€ por pessoa].







4 comentários:

  1. Tanta caloria junta !!! De facto no Alentejo come-se bem e bebe-se bons vinhos.

    ResponderEliminar
  2. Bem, só de ler a primeira ementa pus-me pr'aqui a salivar. Adoro migas, adoro melão, adoro farofas. Ainda babo o teclado.
    Acho que a região do Alentejo é a que menos conheço em todo o país. Um dia destes tenho que remediar isto.

    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fantástico!!! O Alentejo é um verdadeiro paraíso à espera de ser descoberto! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Marta,
    Lugar agradável! Bom passeio e boa comida (apesar que faço reeducação alimentar... rs).
    Fica com Deus, Beijos.

    ResponderEliminar