quinta-feira, 16 de maio de 2013

Granada (Espanha) em 25 horas (parte 2)

Alhambra!

Na realidade, a visita a Alhambra foi a razão principal para visitarmos Granada e já fazia parte dos meus planos conhece-la há anos. Aliás, até tinha chegado a fazer a reserva de um hotel em Granada e inclusivamente até a escolher um horário para a entrada dos palácios Nasrid, em Alhambra, porque já sabia que era um dos monumentos mais visitados em Espanha e com entrada limitada.

Mas, desta vez não tive assim tanta sorte...

Desta vez, quando tentei fazer a reserva do mesmo no site da net, este encontrava-se indisponível.

Depois soube através de uma colega que existiam algumas vagas disponíveis no dia, se fosse de manhã bem cedo. E foi o que fizemos, mas a fila era enorme e tivemos de "seca" (não literalmente, já que apanhamos muito frio enquanto aguardavamos, imagine-se só na região mais quente da Europa) mais de uma hora e meia e quando finalmente chegamos, à bilheteira, todos os horários para os palácios Nasrid estavam esgotados nesse dia (aarghhhh...que ódio)!

Contudo, ainda haviam bilhetes para visitar todo o resto de Alhambra e passamos a manhã a deambular pelo "generalife", pelo palácio Carlos V, pela "alcazaba" e pelos jardins que são lindíssimos.

Qual cenário das mil e uma noites, Alhambra parece saída dos filmes e livros de fantasia e encantamento!

O seu estilo: arquitetónico islâmico com estruturas cristãs do século XVI, é único no mundo! Inúmeros arcos mouriscos, parte deste complexo monumental, desenvolveram-se a partir do arco em ferradura que os visigodos utilizavam nas suas igrejas, que depois de modificados serviram de base à arquitetura dos monumentos muçulmanos.

O "generalife", situado a norte, era a casa de campo dos reis dos Nasrid, os últimos muçulmanos que desocuparam a península ibérica e tem uns jardins verdadeiramente espetaculares, iniciados no século XIII, os quais não podia deixar de apreciar as suas delicadas e perfumadas flores.

As fontes, os pátios, os lagos, os jardins são numerosos e existe até uma invulgar escadaria por onde a água escorre lentamente no corrimão...Original, sem dúvida!

Um exemplo de arquitectura pós mourisca, renascentista foi o palácio Carlos V, iniciado em 1526 e que reflete o seu elevador poder enquanto imperador romano.

Neste palácio estão ainda, aqui, instalados dois espaços museológicos: o arqueológico de Alhambra, no rés do chão e o de Belas Artes, no primeiro andar. Quem não for cidadão Europeu terá de desembolsar a quantia de 1,5 € para visita-los. As fotografias estão proibidas, com pena minha, uma vez que as peças aqui presentes são peças de arte hispano-muçulmanas bastante invulgares (pelo menos na europa), como um enorme jarrão com letras árabes, localizado numa das divisões.

A "alcazaba" é o edifício mais antigo de todo o complexo e serviu como ponto estratégico de defesa e residência da guarda do sultão por ser um excelente miradouro (as vistas para as serras e Granada são soberbas), armazém militar e até como prisão.

E apesar de não ter visitado o interior dos palácios Nasrid valeu bem a visita a Granada e a Alhambra! Afinal, não é a toa que parte deste monumental espaço faz parte do património mundial da UNESCO, desde 1984 e é um dos monumentos mais visitados de Espanha!

Um último suspiro para a Sierra Nevada, depois do almoço no restaurante "La Mimbre", situado próximo de Alhambra (onde, até se come razoavelmente bem), e viemos então para Portugal, uma cansativa viagem de mais de cinco horas até ao Algarve!