sábado, 23 de março de 2013

De braços abertos para a capital de Portugal!

Qual é o local, qual é ele, que tem a melhor vista sobre Lisboa e fica no outro lado do rio Tejo? E não se trata de nenhum transporte aéreo...adivinharam?






Sim, trata-se do Cristo Rei, esse elevado monumento religioso com 110 metros de altura, considerado o ex-libris de Almada e uma das mais altas construções em Portugal.
Confesso que fico (quase) sempre maravilhada quando vejo Lisboa da margem sul e para mim não há nada melhor que ver a capital no cimo desta obra (deve levar-me a pensar que estou no Brasil, apesar de nunca ter visitado o Rio de Janeiro...hahaha).

Mas, afinal, como é que este monumento surgiu? Quando o cardeal, patriarca de Lisboa: D. Manuel Cerejeira, passou pelo Rio de Janeiro, em 1934, viu o Cristo do Corcovado, teve a ideia de ter uma obra semelhante em Portugal, o que só veio acontecer depois da aprovação de todos os bispos do país e a neutralidade de Portugal na segunda Guerra Mundial. Símbolo de devoção dos Portugueses, este santuário representa o "sinal de gratidão pelo dom da paz", segundo o antigo cardeal.



A construção, iniciada em 1949, só foi inaugurada uma década depois. No cimo do monumento existe também uma capela, local de oração e meditação. O Santuário Nacional de Cristo Rei, como é interiamente denominado, pertence à diocese de Setúbal desde 1999, após alguns restauros foi reaberto em 2002.

Com entrada paga, a partir do elevador circular, em direção aos pés de "Cristo", este monumento vale bem uma visita, a avaliar pelas suas vistas panorâmicas que são fantásticas. Com efeito, oferece-nos amplas vistas de 360º e em dias claros podemos até avistar paisagens num raio de 20 quilómetros, como os típicos bairros de Lisboa, a serra de Sintra e o palácio da Pena, a serra da Arrábida e até o castelo de Palmela, todos descritos já em posts anteriores.



No próximo...(ainda não foi desta que visitamos aos melhores museus de Lisboa) o que fizemos no Domingo de Ramos! (atualizado a 26/3)


5 comentários:

  1. Viemos ontem daí, onde estivemos 3 dias e esta noite pernoitámos em Benavente. Finalmente chegámos a Coimbra!
    Eu e o meu marido fizemos como o casal alentejano... ou açoriano... ou do Bombarral...

    Ó Antóino, vamos fazer um workshop?
    Ó Flismina, mas tu sabes lá isso o que é?
    Sê: tu work e ê shop!!!!!

    Bom fim de semana.
    Bj da
    Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha! Gostei... bom fim de semana para si também e beijo grande.

      Eliminar
  2. O Cristo Rei? Eu adoro a vista sobre Lisboa do Cristo Rei e em Lisboa da Zona da Graça (noutra perspectiva).

    ResponderEliminar
  3. Há pouco tempo levei la´o meu Puto-Reguila. Deslumbrou-se!!! :)
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Boa Páscoa para vocês também! Beijnhos.

    ResponderEliminar