sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bienvenue à Bordeaux

Entusiasmadissimos com esta viagem à França, mal conseguimos dormir na véspera até porque tinhamos de estar no aeroporto de Faro às quatro da manhã para realizarmos os dois voos do dia: Faro-Lisboa e Lisboa-Bordeaux, ambos pela TAP!




Bordeaux é a capital e a maior cidade do sudoeste Francês sendo uma importante região vínicola, desde o século XVIII. Foi fundada no século III a.C com a designação de "Burdigala" que significa "fundição de ferro".  A cidade desenvolveu-se muito após a 2ª Guerra Mundial e foi declarada em 2007 como património mundial da UNESCO.

Atualmente é a nona cidade da França, em termos populacionais e um importante centro turístico. Teve como residentes importantes Portugueses Aristides de Sousa Mendes (e seus familiares), cônsul de Portugal, que em plena 2ª Guerra Mundial se recusou a obedecer a Salazar e emitiu milhares de vistos a refugiados, estimando-se, assim, que tenha salvo mais de 30.000 pessoas, sendo 10.000 de religião judaica (um dos últimos romances que li e fala sobre este assunto: "Por ti resistirei" de Júlio Magalhães).

Fizemos um belo passeio na cidade, começando por ver os produtos regionais num mercado local (Le Marché des Capucins), vimos os belos edificios arquitetónicos, a catedral, a zona da Bourse e um local muito refrescante junto ao Rio Garonne (um longo lago com vaporização de água intermitente, ideal, para o calor que estava: 36ºC), onde também vimos um navio de cruzeiro ancorado, numa cidade limpa, bem organizada e com um eficiente sistema de metro de superfície.


La Bourse

Escultura junto à La Bourse


Lago junto ao Rio Garonne


Vista da ponte sob o Rio Garonne


Cansados, depois de algumas compras, pegamos no carro alugado e fomos para Limoges. Como os Franceses são cuidadosos e cautelosos na condução! E as estradas como são boas, mesmo as nacionais!

1 comentário: