quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Actividades de Agosto (SPA, Fóia, Barragem Stª Clara, Estádio da Luz)

Quando comecei a fazer este post pensei colocar-lhe o título de "Locais a ir ou actividades para fazer, para evitar/minimizar as multidões do mês de Agosto, no Algarve?" Isto porque, no mês de Agosto (contrariamente a todos os outros meses do ano) existem filas para tudo: ir às compras, estacionar o carro junto à praia, jantar nos restaurantes, frequentar os parques aquáticos...assim o plano inicial (para 2+2 dias de folga) era sair do Algarve e rumar até ao centro do país...contudo, os planos foram-se abaixo aquando da minha queda (e desde já, o meu obrigada a todos aqueles que se preocuparam comigo).

Agosto foi, na realidade, um mês de poucas actividades. Por ter ficado imobilizada mais de uma semana, estive  a pôr a leitura em dia, assim acabei os livros: "Anjo Branco" de José Rodrigues dos Santos (que já tinha começado há um tempão), "A Pousada da Jamaica" de Daphne du Maurier, "O Senhor Comendador" de António Neto Guerreiro (um escritor de origem Algarvia a viver no Brasil e que ano passado esteve a oferecer livros gratuitamente em S. B. Messines) e "Será Colombo Português?" de Patrocínio Ribeiro.

Entre as outras actividades efectuadas há a destacar: o jantar com uns amigos e finalmente conhecer a sua querida bébé e prematura Kalina, a manhã bem passada no SPA do Figo, um passeio para tirar fotografias do alto da Fóia,  o piquenique e os belos banhos na barragem de Stª Clara, aproveitar uma ida à Lisboa para fazer uma visita ao Museu dos Coches (a descrição ficará para um próximo post) e assistir a um jogo de futebol do Benfica no Estádio da Luz.
Claro que também fomos à algumas praias (bem, aí não houve nada a fazer com as multidões que invadiram literalmente o Algarve), a destacar as maravilhosas praias de Manta Rota (no sotavento) e a Meia Praia (no barlavento) da região, com água quentinha, longos areais e muitos locais de estacionamento!

As Suites Alba Resort & SPA (há quem o conheça também por hotel e SPA do jogador Figo) situa-se junto à praia de Albandeira (quem for prepare-se, porque a estrada é bem ruizinha até lá) e tem uma vista soberba sobre o Oceano Atlântico. Aproveitamos um voucher da "A vida é bela" para passar uma manhã a exercitar no ginásio, fazer sauna e banho turco, repousar nas camas quentes flutuantes e nadar na pequena piscina interior aquecida e na exterior de água salgada com esta vista maravilhosa.




Do alto da Fóia tem-se uma boa vista (se estiver bom tempo é claro) sobre o barlavento do Algarve, uma vez que é o ponto mais alto do Algarve, com os seus 902 m de altitude e é acessível a partir da estrada de Monchique. Estão lá presentes os equipamentos de telecomunições e passamos lá uma parte da tarde a tirar fotos. Pode-se ainda provar a água das fontes naturais (ou até mesmo encher uns garrafões), situadas mesmo junto à estrada.





Vista de Portimão


 A barragem de Santa Clara é uma das maiores da Europa e um dos pontos turísticos do concelho de Odemira (Alentejo). Sendo um local de sossego, pode-se ir aqui à pesca do achigã, do pimpão e do lagostim assim como para a prática de canoagem entre outros.





E num dos dias, quando tivemos de ir à Lisboa e de ter "arrastado" o meu marido para Belém, depois foi a vez dele de me "arrastar" para o estádio da Luz. De nome oficial, estádio do Sport Lisboa e Benfica também é conhecido por "A Catedral". Estivemos a assistir ao jogo Benfica-Twente, uma equipa Holandesa. E entre gritos, aplausos, assobios e muita emoção, o Benfica venceu por 3-1 e os 99% dos presentes ficaram satisfeitos com o resultado.









2 comentários:

  1. Como ando sempre atrasada só agora tive conhecimento da sua queda. Espero e desejo que já esteja completamente recuperada.Por causa de uma , o ano passado a 1 de Abril andei em cadeira de rodas um tempo ,de canadianas algum tempo e tive de fazer fisioterapia largos meses´.(até Março deste ano).Mas pronto...já passou,recuperei quase 100% e isso é que interessa.
    Gostei das fotos.Há muito que não vou ao Algarve.
    Mas quando vier a Lisboa tem de ser com mais tempo pois também temos locais bem interessantes e que merecem ser vistos.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Sim, em Lisboa estão previstos alguns posts de locais bem interessantes. O Museu de Coches é o próximo. Bj

    ResponderEliminar