terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tunisia (Tunes)

Pela primeira vez chegamos a África, à Tunisia! De manhã, quando atracamos no porto de La Goulette, já estava um calor abafado e existiam muitos mosquitos (e ainda nem tinhamos saído do barco, mas pelo menos tinhamos levado repelente). A Tunísia, país pertencente ao norte áfricano tem como capital: Tunes. Esta é a maior cidade e está situada no nordeste do país, com quase 1 milhão de habitantes!

Alugamos um táxi,  fora do porto, com outro cruzeirista (assim ficou bem mais barato) para ir até à medina, a cidade velha e uma das zonas mais comerciais e importantes da cidade, que é cercada por bairros da era colonial (a Tunisia fez parte do governo Francês de 1881 a 1956) e posteriores.

Regateamos no mercado (ou suq em Árabe) algumas túnicas para presente e exploramos um pouco do centro, sentindo os aromas envolventes (alguns bem cheirosos, outros não). Estivemos a ver as fachadas dos vários edificios (igrejas, mesquitas, hotéis, bancos, habitações...).

                                                      
                                                     

Apesar de 99% dos Tunesinos serem muçulmanos, vimos algumas igrejas bem bonitas como a St. Vicent de Paul, do século XIX!


Catedral de St. Vicent de Paul


Teatro Municipal






As poucas (4!) horas passadas na cidade foram bastante desgastantes: muitos comerciantes a tentarem-nos impingir a comprar mercadorias (que nós não queriamos), rudes empurrões no mercado (a falta de educação dos homens era notória), nós a tentarmos comprar uma garrafa de água com moedas de euro (ao fim de umas 3 tentativas lá conseguimos),  a tentativa frustrada do taxista ao tentar extorquir algum dinheiro no final da viagem e ao passar uma passagem de nível com a cancela fechada (segundo ele não havia problema, uma vez que os comboios andam muito devagar), o antipático guarda alfandegário...enfim, um verdadeiro país de terceiro mundo, que não me deixou qualquer desejo de lá voltar...

E no regresso, rapidamente, pensei que agora ainda iria demorar até querer voltar a outro país muçulmano. Mal sabia, eu, que passados 5 meses estariamos de férias a fazer um circuito, durante uma semana, na Turquia (hahaha).


1 comentário:

  1. Obrigado por me levares a este continente.
    Gosto de África talvez por ter vivido lá 22 anos.
    Bj

    ResponderEliminar