sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Roma não se vê num dia...

No dia seguinte (e após uma noite de farra e de um despertar atribulado, uma vez que o despertador não tocou e quando acordamos, saimos disparados para o autocarro) chegamos ao porto de Civitavecchia.

Depois de uma hora de viagem chegamos a Roma e fizemos uma visita panorâmica, toda de autocarro, pelos principais pontos turísticos da cidade. Roma é a capital da Itália e segundo o mito Romano, a cidade foi fundada em 753 a.C por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba. É a maior cidade da Itália, com 2,5 milhões de habitantes, a capital Europeia de maiores dimensões e a que tem maior número de monumentos.
Vimos o famoso coliseu de Roma, localizado no centro da cidade, símbolo do Império Romano, com quase 2000 anos de existência, com 48 m de altura e foi utilizado como palco de entretenimento durante 500 anos.




Após um curto passeio pelas ruas de Roma chegamos à lindissima Fontana di Trevi (do século XVIII) onde jogamos as nossas moedinhas para dar sorte no amor e voltarmos a esta magnifica cidade. Esta fonte é a maior fonte barroca de Itália com os seus 26 m de altura e 20 m de largura.






Em cada rua que passavamos existiam ruínas, monumentos, escavações a decorrerem...





...e numerosas igrejas e catedrais em tudo o que é canto...







Monumento a Vitor Emanuel II


Os prédios são bem antigos mas muito bem conservados...as pinturas nas paredes são lindas...







No interior da cidade está o micro-estado do Vaticano, com 0,44 quilometros quadrados (o menor de todo o mundo), a residência papal e a maior e principal igreja do mundo. O número de habitantes não chega a mil (a maioria do clero). A cidade está situada na margem ocidental do rio Tibre e está rodeada por muralhas, com 6 entradas (só três delas estão abertas ao público, no geral, e a entrada é restrita, pois existem algumas regras de vestuário; por exemplo, não se pode entrar com chinelos e/ou com os joelhos e os ombros descobertos).


Fachada principal da basílica de S. Pedro


Depois do almoço fomos até ao Vaticano. Estivemos a ver o amplo museu cheio de valiosas colecções de arte (até os tectos dos corredores eram espectaculares), os lindissimos frescos da capela Sistina (que obviamente não se podiam tirar quaisquer fotos) e a enorme basílica de S. Pedro, esta última construída no século IV e reconstruída no século XVI. No final, percorremos a praça de S. Pedro (na televisão parece bem maior) e vimos as "fatiotas" engraçadas e coloridas da guarda Suiça (fazem a defesa do Papa).













Dito tudo isto, as míseras horas que passamos em Roma não deram para grande coisa...e se Roma não foi feita num dia, também (e lamentavelmente) não se consegue ver muito num só dia!


3 comentários:

  1. Na verdade é uma cidade muito interessante, com muitos monumentos e que merece uma visita atenta e com algum tempo. Mas temos de concordar que há pessoas que não são demasiado curiosas. Para essas basta fazerem um circuito guiado pela cidade, passando apenas nos pontos de maior interesse e fazer a foto da praxe.
    Pela minha parte gosto de meter o nariz em tudo, de me identificar com os locais a visitar previamente e de programar, minimamente um percurso levando um guia comigo e depois de pesquisas na net.
    Já tenho ido a locais que à maior parte das pessoas passa ao lado mas que, para mim, foram muito enriquecedores e interessantes. E quantas vezes não estivemos a dois passos de algo fabuloso e nem sabíamos que existia?
    Para viajar temos de ser curiosos e ter algum tempo para falarmos com "os nativos", comer nas tasquinhas onde eles comem e saber onde eles nos aconselham a ir.
    Nas calminhas ( e não no pino do Verão porque é uma cidade extremamente quente)mas 3 dias é o tempo suficiente para se visitar essa bela cidade. (E já agora saborear os seus fabulosos gelados )

    ResponderEliminar
  2. Pois é...tanta coisa para ver e sem tempo para o fazer.Bj grande

    ResponderEliminar