segunda-feira, 6 de junho de 2011

Londres V (Greenwich)

Depois fomos para Greenwich de DLR (metro de superfície). Situada fora das rotas turísticas, para quem vem visitar Londres, Greenwich está localizada a leste na margem sul do rio Tamisa, tendo sido declarada como património mundial da Unesco, em 1997. Este local, apenas a 20 minutos do centro de Londres, possui um belo parque arborizado para relaxar e onde se pode ver e apreciar os seguintes edificios: Old Royal Naval College, Queen's House, Royal Observatory e National Maritime Museum.


A meditar no parque
Vista de Greenwich

Depois de termos passeado no parque e de termos apreciado a bonita vista sobre o rio Tamisa  fomos até ao Royal Observatory Greenwich.

O meridiano zero de longitude passa pelo Royal Observatory Greenwich, tendo sido o primeiro meridiano do mundo, é uma linha imaginária que serve de referência para dividir o globo entre ocidente e oriente. O Greenwich Mean Time (GMT) ou hora de Greenwich (vulgarmente utilizada em Português), criada em 1884, é uma referência do tempo absoluto, sendo que todas as horas do mundo foram medidas por ele. Cada fuso horário estabelecido corresponde a uma faixa de 15 graus de longitude de largura.

O meu marido, com um pé no este e outro no oeste


Este observatório foi fundado em 1675 com o objectivo de desenvolver os conhecimentos astronómicos para auxiliar e melhorar a navegação. Têm lá trabalhado grandes astronómos desde Flamsteed e Halley, considerados os primeiros astronómos Reais Britânicos.


Junto ao Observatório Real

Pormenores dos telhados

Pormenor de uma escultura de uma parede

Depois da visita, em que tocamos no objecto mais antigo do mundo (com 4 500 000 000 anos!) observamos uma colecção de objectos de Astronomia e de relógios, as residências antigas dos astronómos Reais e a câmara Obscura (dispositivo óptico que projectava uma imagem, neste caso via-se a Queen's House; uma das invenções que levou ao aparecimento da fotografia), fomos almoçar num bom restaurante Italiano (para nós, o melhor restaurante de toda a viagem).

Em seguida, fomos para o National Maritime Museum, inaugurado em 1937 pelo pai da actual Rainha Isabel II, retrata séculos de história das descobertas Britânicas. Considerado por ser o melhor museu Marítimo do Reino Unido apresenta uma ampla biblioteca e uma vasta colecção de exposições, nomeadamente de objectos retirados da Alemanha após a 2ª Guerra Mundial (o que tem gerado alguma controvérsia).


Entrada do Museu Marítimo
Maquinaria de um barco do início do século XX
Exposição de barcos

Primeiro barco a motor a ultrapassar 100 mph

Esquerda: Tarbat Farol Ness, Escócia (1892); Direita: Figura de proa de navio Francês


No final da tarde, fomos fazer um belo passeio de barco de Greenwich Pier até Westminster Pier. Aproveitamos para ver todos aqueles edificios (sem sabermos o que são) e a sua belissima arquitectura:


City Hall (Câmara Municipal)



Teatro de Shakespeare


Com vista para o London Eye e o aquário


Antes de jantarmos, fomos à estação de comboio de King's Cross St. Pancras buscar os bilhetes para York. Criada em 1874, num antigo hotel,  nesta estação podem-se aqui apanhar os comboios para o norte de Inglaterra e Escócia assim como o Eurostar, para Paris, pelo canal da Mancha!


Fachada Exterior da estação

Linda escultura dentro da estação de comboio  


E antes de irmos para casa, de autocarro, fomos jantar num restaurante Português (um bitoque um bocado rijo, acompanhado de sangria, para matar saudades)!


2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog
    Gostaria de saber o nome/local desse restaurante italiano em Greenwich
    Obrigada tmfloripa@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Olá Thaise, infelizmente fiquei sem saber o nome desse restaurante. Sei que fica ao pé de um Fish & Chips e muito perto do Maritime Museum.

    ResponderEliminar