terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

No palácio Bahia!



Por detrás de uma fachada singela e paredes amuralhadas ali se encontra mais um palácio, muito próximo do bairro judeu, um bairro nitidamente mais pobre (e desaconselhável à noite). Estávamos, então, no palácio Bahia!


O palácio "brilhante" como o próprio nome o indica, foi mandado construir por dois poderosos grão-vizires, em duas etapas diferentes: a primeira por Si Mussa de 1859 a 1873 e a segunda pelo seu filho Ahmed bu Musa de 1894 a 1900, que lhe acrescentou uma mesquita, um hamman e uma horta, tendo aí funcionando o seu harém com 4 esposas e 24 concubinas!

De estilo árabe-andaluz, o palais Bahia foi construído em terras disponibilizadas pelos respetivos sultões dos dois grão-vizires, abrangendo cerca de oito hectares (a maior parte por jardins)!




O grande palácio está dividido em duas partes mas na generalidade é constituído por numerosas salas dispostas ao redor de pátios com chão de mármore, várias árvores e fontes com bacias no centro, tendo todos os antigos aposentos nos rés do chão!








Adorei o pátio principal de mármore recheado de azulejos zellij, os estuques esculpidos trabalhados, as lareiras e os tectos de madeira de cedro pintados à mão com arabescos.








E francamente, apesar da grandiosidade deste palácio existe pouco mais (pouco mobiliário e objetos de arte), pois quando Ahmed bu Musa morreu em 1900, tudo foi pilhado pelos escravos, inclusivamente as jóias. A familia foi expulsa e o palácio passou para as mãos do estado (há quem diga que o sultão tinha inveja das riquezas deste palácio e o/as quis para si).

O palácio está, atualmente, na posse do ministério dos assuntos culturais do governo de Marrocos e uma parte do palácio pode ser visitada (e paga; 10 Dh) quase todo o ano, à exceção da vinda da familia real Marroquina durante o inverno!


6 comentários:

  1. O pátio principal é, de facto, fascinante!

    r: É uma cidade em claro crescimento :)

    ResponderEliminar
  2. Uau!! Que sítio lindo!! Adorei!!
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. A arquitectura mourisca é uma maravilha. Reteve-a bem nas fotos. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Acabei de descobrir o teu blogue e estou a adorar. Ainda não conheço Marrocos, estava nos meus planos conhecer o Norte de África em 2015 (Marrocos, Tunísia e afins), mas com toda a confusão que se instaurou na zona optei por alterar os planos. O palácio é lindíssimo de facto, adoro esse tipo de arquitectura, o trabalho que fazem com os azulejos é sempre impressionante :)

    ResponderEliminar