domingo, 21 de fevereiro de 2016

No museu de Marraquexe!

De novo a Marraquexe, cá estou eu novamente!

E hoje é dia de vos mostrar mais uma outra atração desta cidade: o musée de Marrakesh, instalado num antigo palácio do século XIX: o palácio Mnebhi, do ministro da defesa do sultão Abdelaziz (1894-1908), situado próximo dos souks e da madraça Ben Youssef!





Após a independência de Marrocos com a França (em 1956), este antigo palácio passou a ser propriedade do estado tendo sido transformado inicialmente em escola feminina. Após ter sido restaurado e reabilitado abriu as suas portas em 1997, como museu de Marraquexe pela fundação Omar Benjelloun, com entrada paga (se não estou em erro, pagamos 30 Dh por adulto, o equivalente a quase 3€)!








Sem grandes artefactos de verdade, o mais interessante mesmo é este grandioso pátio central com um invulgar candelabro, bonitos azulejos zellij e três bacias de mármore no centro.






No seu redor, nas várias salas existem vários painéis informativos com a história do país ao longo dos últimos cinco séculos e onde estão exibidos vários objetos artísticos, como quadros de arte contemporânea, joalharia berbere, numerosos objetos de cerâmica de Fez, entre outros. E até o antigo hammam (zona dos banhos) foi convertido em local de exposições temporárias!












Sem mais delongas (afinal o museu até é bem pequeno), é agora hora de sairmos e visitarmos novas atrações, mas essas ficarão para os próximos posts!



5 comentários: