quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Restropectiva de 2015

2015! Um ano, a nível de viagens, com poucas surpresas; apenas dois novos países visitados (Suíça e Marrocos), algumas escapadelas de fim de semana e o regresso à ilha da Madeira, após uma década (desta vez com o meu marido).

A principal novidade mesmo foi a primeira viagem de avião sozinha ao sul da Alemanha e daí, de autocarro, até Zurique, na Suíça!





O inicio do ano (Janeiro) começou com uma escapadinha a Elvas, Campo Maior e Évora (finalmente, foi desta que, consegui visitar o palácio dos duques de Cadaval!) antes do funeral da minha avó paterna.




Num dos dias de folga tive a oportunidade de almoçar em Monchique com uma amiga e num outro almocei em Olhão com a minha comadre, marido e afilhado (e o que faltou em qualidade primou em divertimento), antes de um jantar de trabalho (do marido), em Albufeira!


Em Fevereiro aproveitei um aniversário de uma amiga para darmos um pulinho de dança em Albufeira antes de fazermos umas "caches" em Alte e de darmos uma escapadinha até Lisboa, onde passeamos pelo lindíssimo palácio de Monserrate e vermos o último dia da exposição "Sete mil milhões de outros" no museu da eletricidade!




Tive oportunidade ainda de jantar no Arazio (restaurante da chef Justa Nobre), num dos dois dias de formação em Lisboa antes de ter ido ao cinema com z'amigas (ver o filme das "cinquentas sombras de Grey").


Num dia solarengo do mês de Março visitamos o museu dos descobrimentos em Lagos e almoçamos em Monchique no dia da mulher. No último dia do mês fizemos uma escapadela de 5 dias até à Madeira não sem antes passarmos pelo castelo (onde existe também esta igreja) de Alcácer do Sal!




Depois de termos estado na ilha da Madeira passei o domingo de Páscoa, em Abril,  com a familia e depois voei até ao sul da Alemanha (Memmingen), de onde fui para Zurique e Niederglatt (Suiça), onde visitei Zurique e Luzerne!




Fizemos ainda uma jantarada de fondue na casa de uma amiga em Albufeira e iniciei as caracoladas com os amigos, que continuaram em Maio! Nesse mês ainda tentamos fazer uma "cache" num palacete abandonado em Loulé e passamos o fim de semana em Arraiolos, onde visitamos a "aldeia da terra" e o "monte da Ravasqueira"!




Em Junho comecei as idas à praia com os amigos e comemorei o aniversário de duas colegas, antes do lamentável falecimento de um colega de trabalho!




No primeiro domingo de Julho fomos um belo grupo de quinze para a ilha da Fuzeta e depois passamos um belo fim de semana em Cadiz. Comemoramos o nosso sexto aniversário de casamento na zona ribeirinha de Portimão, antes de passarmos mais um bonito dia num parque aquático com as amigas e petiscarmos na mostra do doce conventual em Lagoa!





Em dois dias de folga, no mês de Agosto, visitamos o fluviário e a praia fluvial de Mora, antes de passarmos por Pavia, Avis e Portel. Passamos ainda um dia em Tavira para visitarmos a câmara obscura (idêntica à de Cadiz) e por Vila de Bispo para saborear um pouco dos produtos do festival do percebe, entre almoços em Monchique, Mértola, Loulé e uma breve passagem por Querença!




Depois de ter iniciado as rotas do petisco com amigos em Setembro (que se prolongaram até Outubro) visitamos as ruínas romanas no "cerro da vila" em Vilamoura e passamos uma tarde no museu arqueológico de Albufeira para observar a exposição fotográfica ferroviária (comemorativa do inicio da chegada dos caminhos de ferro ao algarve, em 1889)!





Em Outubro fizemos um passeio na praia e forte do Beliche para observação de aves migratórias (perto de Sagres) e visitei com a minha melhor amiga a Novacortiça- uma empresa transformadora de cortiça- em S. Brás de Alportel!




O meu aniversário (que de dois passaram a doze pessoas) foi passado com amigos num restaurante em Ferragudo: "The Piano Garden" [dois dias depois assisti à minha primeira reunião budista]!


Novembro: um mês que começou tumultuoso com fortes cheias no dia um em Albufeira, foi enriquecedor com uma viagem com dois amigos de infância a Marrocos- cidades como Marrakesh, Essaouira, Ouarzazate e Ouzoud fazem agora parte da minha lista destinos já visitados (assim como a de ter passeado de camelo)! Estivemos ainda presentes no almoço no festival da batata doce em Aljezur, onde nos deleitamos com este javali com batata doce (assada e frita) e ananás!




Inaugurei o primeiro tópico sobre #praiasdoalgarve na praia da Marinha, em Dezembro e depois no dia de natal "embarcamos" numa viagem de duas noites para admirar o espectacular património mundial de Córdoba (Espanha) e a antiga medina de Azahara!




E depois festejamos o final do ano entre amigos, numa festa [privada errada], em Óbidos! Acabamos o ano em grande, sem dúvida!


Chegou 2016, mas não queria deixar de agradecer à Joana Farias que alterou (como eu queria) a cara nova (e corpo!) deste blog (em Outubro passado), aos meus antigos seguidores e às três dezenas de novos de 2015.

 Um bem haja a todos!


11 comentários:

  1. Adorei conhecer :) e a comida tem tão bom aspecto ;) amei ❤️
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Marta, isso é que foi um ano!!!
    Gostei deste resumo e adorei viajar contigo!
    Belas fotos!
    Desejo-te muitas viagens em 2016, muita saúde, alegria, enfim... felicidades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Marta. Um 2016 cheio de sítios novos.

    ResponderEliminar
  4. Que 2016 se supere!
    Beijinhos e um ótimo ano*

    ResponderEliminar
  5. Foram escapadinhas maravilhosas com certeza! Espero que as de este ano sejam ainda melhores!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  6. Pelo título do blog pensei que viajavas sempre sózinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dora pelo comentário mas o título do blog é mais uma pergunta. Beijinhos e um excelente 2016!

      Eliminar
    2. Não faz mal. Ganháste uma seguidora!

      Eliminar
  7. Adorei conhecer o teu blogue e já estou a seguir!! Por acaso também sou uma pessoa que adora umas belas escapadinhas e uma boa viagem, mas às vezes o tempo(€€) não ajuda! Por acaso este ano também conheci Elvas e Campo Maior... E não não fosse eu a maior fã do Alentejo, claro que não me desiludi! Valeu a pena.

    Boas viagens!

    Beijinhos,
    Joana*

    ResponderEliminar