domingo, 27 de setembro de 2015

No castelo de Alcácer do Sal!

Numa das povoações mais antigas do ocidente, fundada pelos fenícios, há três mil anos atrás, ergue-se um castelo (em árabe: al-Qasr) com uma vista soberba sobre o rio Sado, esse rio que (invulgarmente) corre do sul para norte!

Estávamos, então, no castelo de Alcácer do Sal, visitado por nós há uns bons meses, mais precisamente no dia trinta de Março [o primeiro dia do ano em que me atrevi a andar de manga à cava], bem antes da viagem à Madeira! Ou seria mais numa pousada de Portugal?



Ambas, já que este castelo milenar foi convertido em pousada de Portugal, aberto desde 1998! De qualquer forma, é possível visita-los!

Durante o domínio romano, Alcácer do Sal chamava-se Salacia Urbes Imperatoria e mais tarde Salácia abu Danis, nome dado por ter sido governado por uma família daquele nome!

Estando na posse do domínio mourisco, foi conquistada, inicialmente, por D. Afonso Henriques mas depois reconquistada pelos mouros (a palavra "mouros" vem de "mauros", expressão dada pelos romanos aos habitantes de uma parte do norte de África- Mauritânia), tendo sido conquistada definitivamente por D. Afonso II (nome esse, também, dado à pousada)!

O seu principal curso aquático é o rio Sado que desagua a poucos quilómetros de distância!


                          



Na verdade, não é um dos castelos mais impressionantes ou bonitos que vi até hoje, mas como foi convertido em pousada de Portugal, encontra-se em bom estado de conservação, especialmente após terem sido efectuadas obras de restauro a partir dos troços das muralhas, no século passado!




Começamos por visitar a singela igreja de Santa Maria do Castelo, fundada pela ordem de Santiago (doado por D. Afonso II, após a sua reconquista), no século XIII, com alguns pormenores decorativos no seu interior bem interessantes (a igreja encontrava-se especialmente bem decorada por ocasião da semana da Páscoa), como um púlpito setecentista apoiado por um anjo e revestimentos de talha dourada e azulejos coloridos, num conjunto de estilos gótico, manuelino e barroco!


              














E depois deambulamos um pouco pelas muralhas do castelo para admirarmos as vistas, e que vistas! Sob um sol radioso, nessa encosta debruçada sobre o rio, admiramos o Sado com as suas rústicas pontes e um pouco da área protegida da reserva natural do estuário do Sado (onde existem também alguns ninhos de cegonhas), uma reserva com mais de vinte mil hectares com zonas húmidas de canais e sapais, entre os quais se incluem campos de arroz!


               




Depois visitamos um pouco do interior da pousada...


Do antigo castelo, pouco resta, a não serem alguns troços das torres e das muralhas em taipa, um dos poucos em taipa que conseguiu sobreviver até aos dias de hoje (um outro é o castelo de Paderne, já aqui falado anteriormente neste blog).

Contudo, na pousada pode-se, ainda, apreciar um pouco do antigo convento com o seu claustro e sala do capítulo, pois Alcácer do Sal além de ter sido sede da Ordem de Santiago foi também abrigo de freiras clarissas, desde o século XVI: o convento da nossa senhora de Aracoelli (uma ordem religiosa fundada em Assis-Itália, em 1211), que ali permaneceu até à extinção das ordens religiosas, três séculos mais tarde!




           





...antes de irmos para a capital de Portugal!


4 comentários:

  1. Já estive em Alcácer do Sal, mas não me recordo de ter visitado o que nos mostraste.
    Adorei as fotos!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, nunca lá estive :)
    r: Muito obrigada pela ajuda, ainda bem que correu tudo bem! Só espero que também seja assim comigo, vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  3. Já la estive e é muito bonito, mas as fotos valorizam o património. A vistar claro !

    ResponderEliminar
  4. Acho que nunca lá estive!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar