segunda-feira, 6 de julho de 2015

Em Arraiolos (parte 3)!

Há uns bons meses atrás, nem sei precisar bem onde (aqui na net), eis que "encontro" esta atração da Aldeia da Terra, situada a poucos quilómetros de Arraiolos, uma vila já anteriormente admirada por mim [há anos] numa visita de estudo de Têxteis às tapeçarias de Arraiolos e Portalegre!

Pois bem, na Aldeia da Terra intitulada como "a aldeia mais caricata de Portugal" podem ser vistas quase 1500 personagens, mais de 300 casinhas, 175 viaturas e mais de dois mil adereços, totalizando 4172 peças de barro (dados de 31/05/15)!




Esta atração, obra de Tiago Cabeça (e família) pode ser vista todos os dias do ano (www.aldeiadaterra.pt)! Os bilhetes não são propriamente baratos (segundo o próprio, o preço de 5€ para adulto e 3€ para criança deve-se essencialmente a burocracias da própria câmara).

As portas abrem às 10 da manhã neste calorento Alentejo e o próprio artesão nos recebe (natural de Évora, Tiago Cabeça é um homem de mil ofícios: estudou russo na Ucrânia, aí cursou Informática, depois voltou para Évora onde estudou engenharia de processos e energia e mais tarde artes plásticas, aperfeiçoando os seus conhecimentos nesta área)!
Logo na entrada, ao fundo, a vista fenomenal da vila e do seu circular castelo de Arraiolos, seguido de uma pequena loja com peças de artesanato de barro (que também podem ser feitas sob encomenda), um jardim com um pequeno charco (onde não faltam algumas peças de barro pintadas) e um parque infantil antes de todas as outras.




De todas as outras, sobretudo muitas caricaturas de personalidades famosas (onde não faltava o "Obama"), outras menos famosas e outras alusivas ao desporto, religião e outras artes em geral!
Aqui ficam algumas das fotos que tirei das sete dezenas, pois todas as figuras são adoráveis e merecem bem uma visita!


































É possível ainda comprar um pedaço de barro e tentar moldar várias figuras (indicado em dias mais frescos, especialmente para crianças e no final da visita)!
De qualquer forma, esta atração, indicada para miúdos e graúdos não deixa ninguém indiferente e o seu tom humorístico (como exemplo, o inspetor da ASAE na quarta foto, acima)  deixa todos, no final, com um sorriso na cara!




3 comentários:

  1. Desconhecia de todo a existência de tal local. Oa bonecos são muito engraçados. Obrigado por dar a conhecer.

    ResponderEliminar
  2. Conheço e já la fui várias vezes. Muito engraçado.

    ResponderEliminar