domingo, 9 de fevereiro de 2014

No norte de Portugal 1! (Lamego, Sabrosa)

Ao vasculhar aqui alguns cadernos, dei-me conta que tinha anotações e fotografias assinaladas de algumas viagens feitas há anos atrás, bem antes de pensar em "construir" um blog a sério. Assim, à semelhança do primeiro ano deste blog deixo-vos, agora, alguns posts das cidades e vilarejos que percorri nos anos anteriores, mais concretamente no norte e centro do país!

 Vamos, lá, então conhecer mais um pouco da história e geografia de Portugal!


A nossa primeira paragem: Lamego!




Esta cidade, grandiosa e histórica, situada nas margens do rio douro, data da época dos romanos e foi reconquistada aos mouros, no século XI, por Fernando I de Leão.  Em 1191, o rei D. Sancho concedeu-lhe a carta de foral e é sede da diocese de Lamego mas a única diocese portuguesa que não é capital de distrito (que é Viseu).

Apesar do tempo ruim (afinal, estávamos na última semana de outubro) e da fraca qualidade da máquina fotográfica, consegui estas fotos, que evidenciam (a qual gosto muito) a rústica e peculiar arquitetura, característica das terras do norte do país.








Uma das suas maiores atrações é o santuário dedicado à nossa Senhora dos remédios, com a sua fachada de granito, em estilo barroco e com uma enorme e ampla escadaria, com quase 700 degraus e várias e bonitas esculturas.




Depois de termos visitado Lamego, acabamos o meu 34º aniversário a jantar numa pequena tasca perto do hotel, um magnifico solar do século XVII, no centro da vila, onde pernoitamos: o "Solar dos Canavarros Hotel Douro" (também reservado pela Booking), em Sabrosa!

Esta pequena vila, perto de Vila Real (21 km), guarda vestígios do neolítico e ali se destaca a casa brasonada mais antiga do local, do século XV, a "casa dos pereiras", onde terá nascido Fernão de Magalhães, considerado o primeiro navegador português (mas a mando do rei Carlos V de Espanha) que fez a primeira circum-navegação (viagem marítima em torno de um lugar), de 1519 a 1522, provando a esfericidade da terra, apesar de ter sido morto em combate nas Filipinas, em 1521.



                                                                                                                                    (continua)

2 comentários:

  1. Gosto de Lamego, embora o meu caráter sulista, me faça quando ando pelo Norte desejar logo regressar ao Sul. Para mim o Norte começa de Beja para cima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite senhor Carlos,

      Olhe que Portugal é maior do que isso! Abraço (e obrigada pelo seu comentário neste blog).

      Eliminar