domingo, 15 de setembro de 2013

Na rota do Vale do Reno...

Quando comecei a planear as férias à Alemanha pensei imediatamente em incluir um passeio de barco no rio Reno (Rhein em Alemão) para observar alguns dos românticos castelos, muitos deles em ruínas, mas nem por isso menos charmosos, da rota deste vale!


Mas a vida prega-nos com cada partida e nem sempre as coisas correm como nós queremos...


Desta vez, as "forças da natureza" tinham entrado em ação e as chuvas elevaram o caudal de vários rios, incluindo o Reno, que transbordou e inundou os vilarejos próximos, como Sankt Goar (o seu castelo está na primeira imagem, na foto à direita em baixo), onde ficamos alojados uma noite.

Felizmente, no dia em que chegamos já o pior tinha passado e conseguimos ficar no hotel previsto (se tivéssemos chegado um dia antes, não tínhamos tido local para dormir, já que este tinha ficado inundado no dia anterior) embora tenha impossibilitado o passeio de barco, pois o porto de embarque ainda se continuava completamente inundado.



E as surpresas continuavam! Depois de termos finalmente encontrado o hotel Rheinhotel (colocamos o nome da rua com uma letra a mais no GPS e o resultado foi termos parado numa localidade a uns quilómetros mais à frente), o rececionista do mesmo tentou-nos impingir um quarto mais caro mas com uma "bonita" vista para o transbordante rio. Recusamos e fomos jantar num restaurante Italiano!

E o que existe aí, normalmente, como entrada? Na lista existia qualquer coisa com alho e só podia ser pão de alho, certo? Mas não, era isto! Uns deliciosos e suculentos escargots com molho de alho (hahaha)! (já viram como sei bastante de línguas estrangeiras?!)




Após umas boas risadas, pizza e muita cerveja demos um belo passeio a pé em Sankt Goar, ao longo do rio Reno, esse rio com trechos magníficos, com uma extensão superior a 1300 km, que percorre/ acompanha seis países da Europa, desde a Suíça até à Holanda!

Um desses trechos, identificado como património mundial da UNESCO, desde 2002, é composto por 65 km e as suas margens estão cercadas por vinhedos, vilarejos e castelos (ou burg em Alemão) da idade média que nos remontam às histórias infantis (por falar nisso, enquanto estávamos a passear vimos um senhor de enormes barbas brancas que me fez imediatamente lembrar o Pai Natal a bisbilhotar com uns binóculos, no alto da sua moradia...hihihi).

A maioria destes castelos albergam pousadas e hotéis, como o castelo de Bacharach:




Existem até poemas e lendas associadas ao famoso rochedo Lorelei, contra o qual muitas embarcações têm sido esmagadas por fortes correntes.




Perto deste rochedo existe o castelo Katz (na primeira imagem é o castelo à esquerda, em baixo) e o castelo Maus, que contrariamente ao primeiro nunca foi conquistado.


Castelo Maus




A fortaleza de Pfalzgrafenstein era utilizada, antigamente, como local de pagamento de portagens do tráfego fluvial e está localizada geograficamente, estrategicamente bem, mesmo no meio do rio e remonta ao século XIV, embora tenha sofrido renovações alguns séculos mais tarde.







No dia seguinte, enquanto seguíamos na direção da abadia Maria Laach vimos muitos outros destes castelos estrada afora, como o castelo Marksburg, o único castelo existente desde o século XII, neste vale, que nunca foi danificado.




E do vale do Reno não visitamos o interior de nenhum castelo e nem fizemos nenhum passeio de barco. Bastaram-nos umas boas risadas e disposição q.b!

5 comentários:

  1. Olá Marta!

    Realmente foi pena não terem visitado nenhum dos castelos do Vale do Reno, pois é uma área bastante pródiga e fascinante nesse domínio. (para mim o mais interessante ainda assim é um que fica próximo, mas mais para os lados do rio Mosela, o Castelo Eltz (http://burg-eltz.de/en.html)

    Eu adorei, quando lá estive, mas admito que tive bem mais sorte em termos de fenómenos da Natureza, pois só fomos presenteados com dias de sol e calor fantásticos.

    Hoje lembrei-me de si por ter referido uma vez aqui no seu blog o Geocaching, algo que desconhecia de todo. Porquê? Porque hoje descobri a existência de algo igualmente fascinante e que tem algumas analogias em termos de premissas e conceito, o Bookcrossing - http://www.bookcrossing.com/ (flyer aqui também em portugues: http://www.bookcrossers.de/pages/flyer.php)

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá turistaocasional!

      Realmente é pena não termos visitado nenhum desses castelos.

      Em relação ao Bookcrossing vou já investigar mais sobre o assunto mas, desde já, obrigada pela partilha!

      Beijnhos.

      Eliminar
  2. Para quem gosta de castelo, esse é um dos melhores lugares para conhecer. O Vale do rio Reno e do rio Mosela é o lugar na Alemanha que tem mais castelos por metro quadrado!! Todos maravilhosos!! Adorei o texto e as fotos!

    ResponderEliminar
  3. Que legal! também tenho um post sobre a rota do vale do reno no meu blog! Viagem inesquecível! :)

    ResponderEliminar