quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Em Colónia...

Como eu disse no post anterior fomos depois para Köln (ou Colónia, em português)!

Seguramente, estas bonitas "casinhas" por fazerem parte do lugar foi uma das imagens que ficou registada na minha memória, a par da sua enorme e opulenta catedral. Catedral, essa, nunca completamente arrasada, durante a segunda guerra mundial, apesar dos vários e intensos bombardeamentos das tropas dos aliados que destruíram, nessa altura, noventa por cento da cidade.


Apesar disso...

A cidade de Colónia, fundada pelos romanos com o nome de Colonia Claudia Ara Agrippinensum, é uma das cidades mais antigas da Alemanha e por ter sido um importante centro eclesiástico, possui, além da enorme catedral gótica, uma dúzia de igrejas românicas, muitas delas visíveis do rio Reno, construídas, ao longo de vários séculos, sobre sepulturas de bispos e mártires da cidade.




Atualmente, é uma importante cidade cultural com os seus excelentes museus, galerias e edifícios soberbos, embora seja conhecida imensamente pelas suas feiras de comércio e bonitos desfiles no carnaval. Além disso, foi aqui que foi inventada a água de colónia (daí o nome)!

Após um tradicional almoço alemão constituído wurst e schnitzel (as famosas salsichas e panados, respetivamente) acompanhado, claro está, com a cerveja local (para quem nem gostava de cerveja virei alcoólica...hahaha) fomos visitar o interior da enorme catedral.




Essa catedral é a estrutura gótica mais famosa de toda a Alemanha e foi iniciada no século XIII, embora tenha permanecido inacabada durante séculos.




Com uma largura de 86 metros e comprimento de 144 metros, esta catedral, possui duas enormes torres com 157 metros de altura e quando ficou concluída em 1880 era o edifício mais alto do mundo!






Os bonitos vitrais, muitos deles do inicio do século XIV, são fabulosos embora exista um valioso tesouro constituído por uma grande coleção de peças de ouro e o enorme relicário românico (foto seguinte, abaixo, à esquerda) para guardar as relíquias dos três reis magos, os padroeiros da cidade, trazidas para a cidade pelo imperador Frederico I Barba-Roxa, em 1164.




E podia dizer que tinha sido só mais uma a ser visitada, afinal já vimos tantas igrejas, catedrais e afins nesta vida, fora os impressionantes (um dos que mais gostei) mosaicos que revestem o chão da mesma!









Apesar disso...a maior parte da cidade de Colónia foi reconstruída e continua com o seu esplendor original!

Depois de termos visitado a catedral passamos um pouco da tarde a visitar familiares do meu marido numa localidade próxima, depenicando chocolates e caramelos, enquanto a chuva dava um ar da sua graça e depois partimos à procura do hotel mais "abandonado" desta nossa viagem!

Acontece que quando chegamos ao hotel (Home Hotel Haan Nichtraucher Hotel), num vilarejo a 20 km de Düsseldorf, este se encontrava sem vivalma! 18.30H, Domingo e completamente encerrado!

No site da Booking estava anunciado que a receção estava aberta até às 23.00H mas não! Contatamos a Booking e só depois de termos dado a volta ao hotel é que vimos que tínhamos de telefonar para um número de telefone que por sua vez nos deu o código de acesso a um cofre onde estavam as chaves do hotel. Em resumo, um hotel todo só para nós, incluindo uma enorme suite e piscina interior aquecida, onde aproveitamos para nos refastelar, antes de jantarmos na cadeia de fast food mais próxima (isto tudo, porque perdemos completamente a noção do tempo e não conseguimos jantar em Düsseldorf)!


Auf wiedersehen Deutschland! (Adeus Alemanha!)
Niederlande hallo wieder! (Olá novamente Holanda!)


6 comentários:

  1. Muito linda essa igreja! Eu amo vitrais e esses estão mesmo lindos. Eu ainda não conheço a Alemanha mas estou com planos de ir a Berlim, se tiver um tempo mais talvez vá até Colônia também. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      De facto, essa catedral é enorme e muito bonita. Obrigada pelo teu comentário neste blog. Beijnhos.

      Eliminar
  2. Gostei muito de Colônia, que foi a primeira cidade da Alemanha que conheci, acho que em 2010. A cidade me pareceu alegre, de braços abertos. Passamos bons momentos lá, e pelo que li e vi no seu texto, você também!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Milena! Passamos muitos bons momentos e até algumas atribulações nesta cidade. Obrigada por comentares. Beijnhos.

      Eliminar
  3. Os vitrais do "Dom" são fascinantes, tanto os antigos, como os modernos, da autoria de Gerhard Richter! E Colónia, como dizem alguns amigos, não é uma cidade bonita, mas é uma boa cidade para se viver. :)
    Já te estou a seguir!;)

    Um beijinho de Colónia,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olivia,

      Obrigada pelo teu comentário e por seres minha seguidora. Beijnho grande.

      Eliminar