quinta-feira, 12 de setembro de 2013

E o paraíso aqui tão perto!

E não é que conheci um sitio espetacular tipo paraíso e está aqui, aqui tão perto! Ainda, por cima este foi um dos melhores por de sol, que assisti, na vida! Não é lindo?




Vamos então lá?!

O mês de Setembro não podia ter começado melhor!

No primeiro domingo deste mês voltamos novamente à Fuzeta (já lá tínhamos estado em Julho passado), uma freguesia do concelho de Olhão, no sotavento algarvio. Presume-se que esta povoação terá sido originada de antigas cabanas onde os pescadores guardavam os seus pertences durante a faina marítima.

Obstante os seus menos de dois mil habitantes (dados de 2011) este número aumenta consideravelmente na estação estival quando milhares de turistas saem das cidades e procuram o algarve como destino turístico. E não é à toa que o escolhem, afinal é aqui onde se encontra a água do mar mais quente de todo o país, especialmente nesta zona.

A proximidade com a Ria Formosa,  uma formação natural lagunar, separada do mar por um cordão arenoso, interrompido em vários locais denominados "barras" garantem a comunicação direta do mar com a ria e fornecem os nutrientes necessários para a grande biodiversidade marinha, como aves, peixes e moluscos (cefalópodes como o polvo ou bivalves como a conquilha, a ostra, o lingueirão e várias espécies de ameijoa).

E assim foi, depois da difícil tarefa de arranjar estacionamento na Fuzeta fomos de barco mas ao invés de apanharmos o barco da carreira para a ilha, em frente, fomos de barco privado (de uns amigos) para uma das ilhas anexas, onde só vão as embarcações particulares ou os barcos táxis.





Conclusão: uma ilha inteira quase toda só para nós, sem confusões e nem gritarias! E bem, no meio, a ria num dos lados e no outro o oceano Atlântico, com o mar encrespado ideal para os surfistas. E a temperatura superior a 25ºC da água do mar tornaram o nosso dia simplesmente esplêndido!





E no final do dia, uma boa oportunidade para apanharmos bivalves para o jantar do dia seguinte. E como a maré estava tão baixa ainda ficamos literalmente "encalhados" a contemplar aquele maravilhoso por de sol.

Um dia bem vivido, sem dúvida!
Que bem que soube!

P.S- psiii...mas como é para continuar um paraíso não contem a ninguém (hahaha) mas aproveitem!

A continuação de uma boa semana de trabalho/férias para uns e um bom fim de semana para outros (como eu)!

5 comentários:

  1. por mim já aí estava! olha obrigado por teres ficado seguidora do meu blog e ja fiz o mesmo com o teu que tive a ver e é bem interessante.

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também já li alguns posts do teu e gostei muito. Beijnhos.

      Eliminar
  2. por vezes o paraíso é ao virar da esquina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O paraíso pode ser onde queremos e onde o nosso estado de espírito nos levar...Beijnhos!

      Eliminar
  3. temos recantos tão bonitos no nosso país!! :)

    ResponderEliminar