quinta-feira, 1 de agosto de 2013

No Luxemburgo...



Mas que país é este que mede apenas 80 quilómetros de norte a sul e é o único grão-ducado na europa?

Trata-se do Luxemburgo e vamos agora conhecer um pouco da sua história, uma grande parte compartilhada com um dos seus países vizinhos: a Bélgica! Acompanhe-me, então...
O Luxemburgo, geograficamente, fica numa encruzilhada dividindo as suas fronteiras com a Alemanha, a França e, claro, com a Bélgica!

Sabe-se que este território terá sido ocupado pelos romanos e posteriormente pelos francos que aí introduziram uma língua germânica (dando assim origem ao Luxemburguês, embora existam mais duas línguas oficiais no país: o francês e o alemão) e o cristianismo.  Após a morte de Carlos Magno, no século IX, o império franco foi dividido em dois e o Luxemburgo passou para os domínios de Lotaríngia (atual Lorena, na Bélgica).

No século X, a fortaleza de Lucilinburhuc (onde existe hoje a cidade do Luxemburgo) foi conquistada por Siegfried de Lorena, conde das Ardennes, o fundador da dinastia governante do país.




Alguns séculos depois, o país foi governado pelos duques da Borgonha e posteriormente ficou na posse (de Luís XIV) da França até à derrota final de Napoleão, o que fez com que este território passasse para as mãos do rei dos Países Baixos: Guilherme I de Orange, que o transformou num grão-ducado (ou seja monarquicamente é governado por um grão-duque e não um rei). Quando, em 1890, o rei Guilherme III morreu sem um herdeiro masculino (a lei sálica dos francos não permitia que mulheres pudessem herdar o trono) o país foi deixado para o duque Adolphe Nassau-Weilburg, que fundou a dinastia atual.

Apesar da sua neutralidade nas guerras do século XX, o Luxemburgo foi invadido e ocupado pelas tropas alemãs e anexado à Alemanha. Em 1944-45, a bonita região das Ardennes (zona florestal situada no norte)  até chegou a servir de cenário a uma mortífera e devastadora batalha com esse mesmo nome.

O país é também membro fundador da CEE, sendo um dos países mais ricos da europa (os salários são os mais elevados da europa). A cidade do Luxemburgo, capital do país, alberga o tribunal europeu da justiça e o tribunal europeu de auditores, assim como a maioria dos habitantes do país.








O sul é uma zona fortemente agrícola embora exista muita indústria, nomeadamente de ferro e aço. As vias de comunicação, nomeadamente as autoestradas são boas. O norte, extremamente verdejante é considerada a pequena Suiça Luxemburguesa e vale bem a pena uma visita!

O país tem quatro rios principais e um deles, o rio Our demarca a fronteira com a Alemanha, a norte. Vianden encontra-se aqui!



O seu maior atrativo é, sem dúvida, o maravilhoso castelo de origem medieval com estruturas góticas e românicas.



Este lindo edifício, construído entre os séculos XI a XIV, foi habitado pelos condes de Vianden e pela família Orange-Nassau até ter tido caído em desgraça e sido reduzido a ruínas, no século XIX. Contudo, foi posteriormente recuperado e doado ao estado, em 1977, pelo grão-duque Jean.

Com entrada paga, fomos solitariamente (e estranhamente) os primeiros visitantes deste belíssimo castelo (apesar deste abrir  às 10 horas da manhã) e fomos "vaguear" alegremente pelas várias divisões, tais como a cozinha, os quartos, os salões e até uma sala de exposições onde estão as maquetes com as várias fases da reconstrução do castelo.









Depois tivemos uma nova aventura (prá não variar)! Numa das bonitas vistas sobre a zona montanhosa de Vianden vimos a existência do télésiège (teleférico de cadeiras que sobe/desce 220 metros) e seguimos a sua direção pelo monte acima, mas erradamente. Assim, subimos...subimos...subimos...e de teleférico nem sinal!

Conclusão: tivemos de fazer o caminho inverso e completamente esfaimados trocamos o passeio de teleférico por um bom restaurante (Brasserie Café), onde nos deliciamos com algumas iguarias portuguesas, o que aliviou o mau humor do meu marido!

Após o almoço, fizemos um pequeno passeio pelo vilarejo (e como foi difícil encontrar uma caixa multibanco aqui) e por uns instantes fiquei ali a sonhar que podiamos ficar por mais algumas horas ou até mesmo dias, nesse local tão especial (e romântico), pelo que não é de estranhar que o escritor famoso Francês Victor Hugo tenha vivido aqui em 1871 (a sua casa foi transformada em museu e pode ser visitada)!

Mas novo destino se afigurava: a Cidade do Luxemburgo, a capital do país! Permanecemos pouco tempo aí mas vimos a cidade velha, a sua maior atração.





E sem tempo a perder, novo país nos aguardava: a Alemanha! Como estava desejosa de voltar a falar alemão (mal sabia eu...hahaha...mas isso só vão saber nos próximos episódios). Próximo destino: Frankfurt!



6 comentários:

  1. O Vale do Our e o castelo de Vianden são lindíssimos, vale muito a pena visitar!!!!!! Parabéns pela postagem....

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta! Este será o meu próximo destino :) Irei passar um fim de semana à cidade do Luxemburgo. O que achas ser imperdivel nesta cidade? E aconselhas algum sitio onde comer? É o que tenho tido mais dificuldade em encontrar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Traveling and Living,

      Sem dúvida, o atrativo principal é o centro histórico (ou cidade velha)! Como passei poucas horas na cidade do Luxemburgo, não cheguei a lá comer (tinhamos almoçado em Vianden, num restaurante português) mas tente procurar no Tripadvisor- restaurantes. Beijinhos (qualquer outra dúvida, disponha).

      Eliminar