terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Na vila histórica de Sintra (parte 1)!

Confesso que adoro Sintra! Para mim é um dos locais mais românticos deste país à beira mar plantado e adoro lá voltar...e se em Agosto do ano passado não tive oportunidade de visitar o palácio nacional quando lá estive (encerra às quartas) este ano não quis desperdiçar a oportunidade.


Palácio Nacional

Mas, para além de todos os palácios já anteriormente mencionados, o que mais existe nesta vila pitoresca e carregada de história? Fique aqui para ver!

Após o bom (mas pouco económico) almoço no restaurante "Tulhas" lá fomos nós à procura desse grandioso (e único sobrevivente em Portugal) palácio da idade média onde viveram reis e rainhas de Portugal, durante séculos (a corte refugiava-se aqui especialmente durante os meses do Verão e períodos de caça). E mesmo após obras reais, a sua configuração atual não se alterou nos últimos cinco séculos.
A imagem das suas duas monumentais chaminés cónicas da cozinha não passam despercebidas na paisagem, sendo este palácio o cartão postal da vila de Sintra!


O palácio da vila (como também é designado) é constituído por vários estilos arquitetónicos (medieval, gótico, manuelino, renascentista), amplas salas ricamente decoradas e a maior coleção de azulejaria com traços árabes (mudéjar) do país, tendo sido, em anos anteriores, o palácio mais visitado de Portugal.

Após a compra do bilhete conjunto do palácio nacional e castelo dos mouros (embora seja possível outras combinações para os vários monumentos de Sintra) visitamos as várias salas que são enormes e dei comigo a imaginar como deveriam ser frias senão existissem aquelas grandes lareiras.

A "sala dos cisnes", a maior sala deste palácio, deriva da anterior sala do paço de D. João I no início do século XV. Tem este nome, atualmente, devido à decoração do tecto executada no século XVI e aqui foram (e são) dadas várias receções (como banquetes, espetáculos musicais...)  a pessoas ilustres, tendo sido restaurado após o terramoto de 1755.





A "sala das pegas", do século XV, servia para receber os embaixadores e pessoas notáveis, no seu tecto estão representadas 136 pegas e nas paredes um variado conjunto de azulejos. Apesar de ter sido restaurada conserva a sua originalidade inicial.






A "sala árabe" era o antigo quarto do monarca D. João I, no século XV. Contudo, a atual decoração azulejar e a bonita fonte mourisca no centro são do tempo do rei D. Manuel I, um século mais tarde.




Mas sem dúvida, o aposento mais esplenderoso é a "sala dos brasões", uma opulenta sala com um tecto espectácular (um dos mais bonitos que vi até hoje) e representa a intervenção manuelina no seu máximo, sendo uma das mais importantes salas heráldicas europeias (há até quem diga que é a melhor).




No centro do tecto da divisão estão representadas as armas portuguesas do rei D. Manuel I que por sua vez estão rodeadas pelos brasões dos seus oito filhos e estes por sua vez pelos brasões das 72 familias nobres mais influentes do reino, na época.





Embora tenha sido posteriormente restaurada, esta sala é do século XVI sendo que no século seguinte lhe tenha sido adicionada a talha dourada e um século mais tarde, os painéis de azulejos com cenas de caça.



(continua no próximo post)

4 comentários:

  1. Não conheço Sintra, é um desejo adiado de há muito tempo. Gostei muito desta tua reportagem e espero ansiosa pela continuação.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Cristinix! Para ti também uma óptima semana. Bj grande.

    ResponderEliminar
  3. Marta,
    Sintra é tudo de bom....
    Adoro ir a Quinta da Regaleira e já estivemos lá por duas vezes. Fico sempre encantada!!!
    bs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade...adoro ir visitar Sintra e por mim ia lá todos os anos. Bj.

      Eliminar