sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Retrospectiva de 2012

Um ano com algumas decepções e um grande susto mas que não impediram que 2012 tivesse sido um ano de pequenas e grandes conquistas. Aqui ficam registadas algumas delas à semelhança do ano passado. Venha comigo!




Em Janeiro depois de termos feito a passagem de ano numa freguesia de Silves passei os primeiros dias do ano a descobrir os recantos encantados da cidade antiga de Xelb. Passamos, ainda, um fim de semana em Fátima, o local mais católico de Portugal, onde fomos à descoberta das pegadas dos dinossauros na Pedreira do Galinha. Seguimos viagem pela rota dos Templários com um belo passeio pela bonita cidade de Tomar, não sem antes termos feito uma breve paragem no castelo de Almourol.




Durante o mês de Fevereiro,  fui algumas vezes a Lisboa (na primeira tentativa infrutífera de inseminação artificial)  e aproveitamos um dia do fim de semana para passearmos no Parque natural da Ria Formosa.



Em Março fomos conhecer as praias da costa vicentina, Aljezur e fizemos uma breve (!) degustação na feira dos enchidos em Monchique. Passei uma quarta feira à tarde a visitar o interior do Farol de S. Vicente com a minha mãe e fiz ainda um breve passeio no comboiozinho turístico por Albufeira.




Abril. Neste mês descobrimos o nosso mais recente passatempo: o geocaching. Aproveitamos para fazer as nossas primeiras caches no Parque municipal do Sitio das Fontes, em Paderne e Lagos. No dia de Páscoa depois do almoço familiar fomos até ao retiro espititual budista no Malhão, em plena serra do Caldeirão.



No mês de Maio aproveitamos os dias de folga e o tempo livre em comum para fazermos caches em terras algarvias (Portimão, Alcantarilha, Vilamoura, Faro, Olhão e Albufeira).


Uma grande conquista no mês de Junho: passamos nove dias inteirinhos por terras de França e algumas horas em Brugge, na Bélgica, para saborear os petiscos nacionais (nham...nham). Foram 2600 km de carro, 200 km de comboio/metro e muitos quilometros a pé, desde Bordeaux até Beauvais, passando pelos belissimos châteaux do vale do Loire e até Paris.


Em Julho, aproveitamos um dia de folga para passearmos no sotavento algarvio. Visitamos o bonito palácio de Estoi, almoçamos no Cachopo, fizemos uma breve paragem em Tavira antes de lagartearmos na praia do Barril e jantarmos em Santa Luzia.
Frequentamos ainda outras praias mas na zona de Ferragudo e fizemos algumas caches em Alvor e em Pêra.


Palácio de Estoi

Agosto. Fiz alguns bons passeios em Lisboa antes da primeira ISCI a sério. Fado, Calouste Gulbenkian, Cidade, Arqueologia, Nacional de Arte Antiga, Automóvel Antigo, Brinquedo foram os museus frequentados por mim durante esse mês. Visitei ainda Alfama, a zona da baixa, o Parque das Nações (muitas vezes), Belém, Sintra e subimos até ao Cristo Rei, que fica em Almada.

Panteão Nacional

Em Setembro, desiludidos com o resultado negativo da ISCI fomos viajar até à ilha mais verdejante dos Açores: S. Miguel, onde nos deliciamos com as soberbas paisagens naturais, floridas e com lindas lagoas. O último dia do mês foi passado em terras algarvias, mais propriamente em Aljezur na companhia dos meus pais.


S. Miguel (Açores)

Passamos o feriado do 5 de Outubro em S. Brás de Alportel onde aproveitamos para fazer umas caches e visitar o Museu do Trajo dessa localidade. Trata-se de um amplo espaço de exposição com 1000 metros quadrados cuja função é a divulgação cultural da região. O atual edificio é uma antiga casa senhorial de uma família do século XIX,  abastada, certamente pela importante indústria corticeira e é ricamente recheada em trajes e acessórios. Com entrada paga funciona das 10 às 13h e das 14 às 17h  (no fim de semana só funciona na parte da tarde).


Em Novembro, antes do grande susto por causa do tornado, fizemos um belo passeio em Faro e visitamos o Museu Municipal, instalado no antigo convento da Nossa Srª da Assunção.

Jardim junto ao Museu Municipal

Igreja do Carmo

Além dos jantares de natal, em grupo e almoços de família, no mês de Dezembro, o último fim de semana do ano foi encerrado, com chave de ouro, na região centro do país. Depois de termos visitado alguns familiares perto de Venda do Pinheiro fomos relaxar na piscina interior aquecida do hotel Figueiredos, na Lourinhã, bem antes do jantar de pescado fresco regado a sangria (tudo bem bom e barato)!

No dia seguinte após um belo passeio de caches na zona da Lourinhã fomos até ao bonito jardim Buddha Eden perto do Bombarral onde almoçamos antes de terminarmos a tarde na vila presépio de Alenquer!


Adega Cooperativa da Lourinhã
Resumindo...devem ter sido quase 37 dias de viagens e passeios em terras tão distantes como a Bélgica, França ou em S. Miguel como aqui no Algarve ou no centro do país.
Desde já agradeço aos meus queridos 25 seguidores que me continuaram a acompanhar neste blog e aos meus novos 30 seguidores deste ano. Que venham muitos mais!

Cenas dos próximos capítulos: a não perder...o jardim Buddha Eden!


18 comentários:

  1. Olá Marta!

    Muito boa esta retrospectiva de 2012, com passeios interessantes a preencherem todos os meses do ano.

    Também foi interessante descobrir que andamos perto uma da outra nos ultimos dias de 2012 ;-)

    Beijinhos e um 2012 fantástico (que inclua muitas viagens e uma inseminação artificial muito bem sucedida. Neste ultimo capitulo ficarei a torcer sinceramente muito por si)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu post e apoio. Um feliz 2013 para si também. Beijo grande :)

      Eliminar
  2. o vermelho na primeira foto fica-te bem!

    ResponderEliminar
  3. Que tenhas um grande ano!!!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta,
    Um Feliz 2013 para ti e marido. que este ano seja o ano da concretização da inseminação.

    Adorei esta tua retrospetiva, adorei as fotos (a do panteão e a de S. Miguel já conhecia; deve ter sido quando comecei a visitar o teu blogue). Tu ficas sempre bem nas fotos :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e um excelente 2013 também para ti!
      Em relação a ficar sempre bem nas fotos tenho um pequeno segredo: obrigo o maridão a tirar um montão de fotos e alguma tem que ficar aceitável (hahaha). Beijnhos.

      Eliminar
    2. Obrigada :)
      Tadinho do maridão, lol. Ele não reclama nunca, hehehe (tou na brinca).
      Olha já foste à Croácia? Já fizeste o circuito desse país? É um espetáculo. Eu recomendo!
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Em relação à Croácia bem que eu queria ir...mas o tempo (€) é pouco e não dá para tudo. Mas este é um destino que faz parte, certamente, da minha lista...Bj

      Eliminar
  5. Olá Marta!

    O site Aventar está a promover actualmente um concurso para eleger os blogs de 2012. http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/
    O prazo para inscrição para o concurso já acabou (apesar de ainda terem aceite inscrições fora de prazo). Ao tomar conhecimento do concurso achei interessante, mesmo depois de ter descoberto que não tinham nenhuma categoria para Blogs de turismo e/ou viagens. Mas o que queria partilhar consigo era algo ligeiramente diferente: a Blogopedia - Enciclopédia da blogosfera portuguesa.
    Acabei de inaugurar a Categoria Viagens no: http://blogopedia.aventar.eu/

    Achei que poderias estar interessada em inscrever-te também como uma forma extra de divulgação do teu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Excelente retrospectiva, como se vê que não é preciso avião, helicópetro, quase nem automóvel, para se verem locais interessantes e à nossa dimensão. Sugestão, visita ao Baixo Alentejo quando a primavera chegar. Uma verdadeira pintura em que os campos se transformam, e é de borla.
    Cumprimentos e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela sugestão e pela sua participação neste blog.

    ResponderEliminar
  8. Oi Marta! Adorei seu blog! Lindas imagens inspiradoras! Vou voltar! abraços, Raquel

    ResponderEliminar