sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Rouen, a "cidade" de Jeanne d'Arc

Gros-Horloge

Cansados da França? Pudera...mas este vai ser o último post sobre este país (pelo menos nesta viagem). Rouen ficou para o fim, porque realmente foi mesma a última cidade visitada por nós, antes de embarcarmos no aeroporto de Paris-Beauvais, a 80 Km.

Devo dizer que Rouen acolheu muitos estrangeiros, principalmente Portugueses (como os meus tios há quatro décadas atrás), para aí trabalharem e por isso é natural que sinta um certo carinho por esta cidade.

Igreja de Saint-Maclou

Rouen, embora possuidora de numerosas igrejas (como a bonita igreja de Saint-Maclou, em estilo gótico do século XV), tem a mais alta catedral da França, com 151 metros de altura:  a catedral de Notre-Dame de Rouen, imortalizada por Monet em muitas das suas pinturas. Esta fica no coração da parte histórica e assenta nas fundações de uma antiga basílica do século IV.




Reconstruída, posteriormente, após a destruição durante as invasões Vikings no século IX e após os bombardeamentos em 19 de Abril de 1944, na segunda guerra mundial pelos aliados, esta catedral alberga os túmulos dos duques da Normandia.








O Gros Horloge, o monumento mais conhecido da cidade, é um campanário gótico dotado de uma arcada, um quadrante renascentista e com um mecanismo de relojoaria muito antigo que funcionou do século XIV até...1928. Neste dourado e bonito relógio podem ser vistas além das horas, os dias da semana e até as fases da lua.




Mas certamente que ninguém consegue ficar indiferente à história real de Jeanne d'Arc, aqui queimada viva no dia 30 de maio de 1431, lugar hoje marcado por uma grande cruz. Perto está a igreja com o seu nome, igreja de design moderno com a forma de barco, onde se pode venerar a santa e heroína, com os seus bonitos vitrais em formato de peixe e outros da antiga igreja de São Vicente, da época do Renascimento.





A Jeanne d'Arc (ou Joana d'Arc) é considerada a padroeira da França e heroína na guerra dos 100 anos. Filha de camponeses, familia simples e humilde, Joana convenceu o rei a comandar um exército de 4000 homens e com ele obteve a vitória em Orleáns, em 1429. Um mês depois, conduziu o rei Carlos VII até Reims, onde foi coroado e assim renasceram as esperanças dos Franceses, na libertação do domínio Inglês.

Contudo, depois Joana foi ferida e em 1430, capturada e vendida aos Ingleses, sendo transferida para Rouen. Presa e constantemente vigiada, Joana foi morta, acusada de assassinato e heresia, antes de ter completado 20 anos de idade.




Esta cidade, capital da normandia e uma das maiores cidades do norte da França, é constituída por clássicas mansões e bonitas fachadas pitorescas das casas com as suas vigas de madeira que parecem desafiar o tempo...




...como por exemplo: La Couronne, a mais antiga pousada da França (1345), que hoje é um reconhecido e prestigiado, histórico, restaurante gourmet.




Mas esta cidade, plantada à beira das margens do rio Sena, com edificios muitos antigos mas bem preservados e de arquitetura peculiar, possui muitos museus (e muitos deles fechados à terça-feira) que ficaram por ver.








Acabamos o dia a ver o Jardin des Plantes, um jardim botânico, bastante bonito, com 8,5 hectares e vários viveiros de plantas e grandes roseirais, não sem antes nos deliciarmos com macarrons e apetitosas frutas.




Et au revoir France!


Nos próximos capítulos não perca as nossas aventuras na ilha de S. Miguel, considerada a ilha mais verde de todas, do arquipélago dos Açores.


4 comentários:

  1. Obrigada pela visita ao meu cantinho :)
    Lindas fotos que tens aqui!! tenho de vir espreitar com mais tempo. Viagens é comigo...eheheh!! amo de paixão :)

    bom fim de semana!!

    PS: vou experimentar a tapioca doce só para não ficar na dúvida ;) mas aquela textura dura da tapioca não me convenceu...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Verita. Bom fim de semana para vc também!

    P.S: Experimenta sim, com goiabada ou leite condensado se gostar. Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela tua visita...
    De fato essas pequenas cidades fazem a nossa alegria, pois são bonitas, limpas e agradáveis...
    Não conheço Rouen, quem sabe um dia ainda irei lá..
    abs,

    ResponderEliminar
  4. Visitei Rouen há quatro anos e adorei a cidade. Tenho pena de só lá ter estado um dia e rapidamente voltava lá.

    ResponderEliminar