quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pão, pizza e biscoitos na MFP

Desta vez decidi fazer um post diferente, não a falar de viagens e passeios, mas sim das minhas primeiras receitas na máquina de fazer pão (MFP), da marca "Clatronic". Experimentei fazer pão branco, pão rústico, pão brioche com pepitas de chocolate, arroz doce, massa de pizza e biscoitos de limão.

Para os dois primeiros utilizei a farinha já preparada, com as instruções na própria embalagem, pronta a utilizar na MFP e que não dá qualquer trabalho, pois na maioria é só colocar água morna, depois a farinha na cuba e deixar a máquina trabalhar.





Antes de utilizar a MFP pela primeira vez deverá ser colocada um pouco de óleo alimentar dentro da cuba, que deverá ser levada ao forno a 180ºC durante 10 minutos, para evitar que o pão pegue. Recomenda-se que este procedimento seja repetido sempre que necessário.

A primeira receita de pão brioche (feito com a farinha de pão brioche) com pepitas de chocolate não deu muito resultado, já que o chocolate derreteu todo e se obteve um pão achocolatado. Repetiu-se o processo, substituindo o leite por água (simplesmente, porque me apeteceu) e utilizando as pepitas da marca "Vahine" (que não derretem).




Não vou deixar aqui a receita do arroz doce, porque ficou demasiado grunhento e pouco doce. Vou ter de afinar a receita (depois prometo que deixo aqui a receita).

Para a massa da pizza foram utilizados os seguintes ingredientes:

- 200 ml água morna
- 460 g farinha com fermento
- 1 col. (chá) sal grosso
- 2 col. (sopa) azeite
- 1 pitada de oregãos
- 2 dentes de alho esmagados

Juntei todos os ingredientes, pela ordem descrita anteriormente, na MFP, coloquei no programa "massa" e deixei a máquina fazer o resto.
Quando terminou, liguei o forno a 180ºC. Polvilhei a bancada com farinha, dividi a massa em dois (dá para fazer duas pizzas). Estendi a massa com o rolo da massa e coloquei-a dentro de um tabuleiro.
Pincelei a superficie da massa com azeite e piquei-a várias vezes com um garfo. Levei a cozer durante 10 minutos.
Depois disso, coloquei molho de tomate (juntei também um pouco de ketchup), cogumelos laminados, fiambre, queijo e oregãos por cima.
Levei ao forno durante 15 minutos. E apesar da pizza ter ficado com este aspecto estranho ficou muito saborosa.





A outra metade foi congelada e depois utilizada para fazer pão de alho. Depois de descongelada, foi pincelada com azeite e coberta com queijo ralado e azeitonas.

Para os biscoitos de limão foram utilizados os ingredientes e colocados pela seguinte ordem, dentro da cuba:

- 2 ovos inteiros meio batidos
- 180 g manteiga derretida no microndas
- 200 g açúcar
- 500 g farinha
- raspa de limão

Programei a MFP no programa "Massa" e deixei-a amassar apenas durante 15 minutos. Retirei a massa e levei-a ao forno durante 20 minutos a 180ºC, depois de ter sido moldada em argolas.
E o resultado foi este:




A MFP tem se revelado muito útil, uma vez que se consegue obter pão quentinho (e não só) a qualquer hora do dia, uma vez que dá para programar a que horas queremos o pão feito. Periodicamente, colocamos os ingredientes à noite dentro da cuba da MFP e no outro dia acordamos com um delicioso cheirinho a pão quente (nham...nham...).


2 comentários:

  1. É eletodoméstico que ainda não me deu para comprar.
    Talvez porque tenho aqui perto uma padaria que faz pão e bolos que é uma maravilha.
    Mas como nem tudo são rosas: ele aumentou de preço e diminuiu de tamanho. Tanto que eu até já perguntei à dona se precisava levar uma lupa para o ver melhor.
    Por isso, confesso que nestes útimos dias tenho pensado a sério nessa hipótese.
    Adoro pão quente e aquele cheiro tão característico. Só que, pessoalmente, preferia que a MFP fizesse aquele tamanho de bolinhas.
    A máquina tem a vantagem de fazermos o pão tal qual gostamos. Nós só compramos de cereais e centeio, nunca pão muito branco.
    Penso que o arroz doce ficará melhor feito pelo método tradicional. Mas é tudo uma questão de prática. Há que tentar mais vezes pois é um doce tão português, Tão bom! Adoro!

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro aquele cheirinho do pão acabado de fazer...fazem-me lembrar os tempos de infância, no qual aproveitava para fazer tiborna (azeite e alho) em cima do pão quentinho e acabado de sair do forno.Hummm....que bom.
    Em relação aos doces vou tentar melhora-los.

    ResponderEliminar