quinta-feira, 19 de maio de 2016

No museu Cerro da Vila (Vilamoura)!

A poucos metros da marina de Vilamoura (considerada como a melhor marina de todo o país) pode ser encontrada a estação arqueológica ou museu Cerro Da Vila! Numa área de elevados investimentos turísticos, por excelência, é possível, porém,  visitar aquele espaço museológico, que de pequeno não tem nada!

Vamos, então, conhece-lo?!



Com horário das 9.30 às 12.30 h e das 14 às 18 h, este museu conta com entrada paga (senão estou em erro, custou 3€ em 2015).

As primeiras escavações no local datam de 1963 e permitiram-nos o conhecimento das várias civilizações ocupantes no algarve, em tempos remotos!

Sabe-se que, apesar da área ter sido ocupada por outros povos, foram os Romanos que deixaram as marcas mais profundas do seu povoamento- no auge- no século I d.C!

Ali no Cerro da Vila,  é possível encontrar um interessante conjunto arqueológico da época, devido às suas boas condições geográficas- o contacto próximo da laguna e do mar, com a produção de garum: uma espécie de conserva de peixe muito apreciada, exportada para todo o império romano! 

Podem ser ali observadas as ruínas de uma casa nobre, designada como "villa", o famoso complexo balnear público (várias salas com sauna, piscinas de água quente, tépida e água fria e uma grande piscina comum), os tanques de salga de peixe, os bonitos mosaicos e até um monumento funerário, além de um valioso espólio de peças encontradas e expostas no pequeno museológico, em anexo!



















No final do passeio, esbaldei-me no melhor (e maior) macarron de framboesas comido até hoje, ali mesmo na marina!





1 comentário:

  1. Bonitas fotos. Gostei muito do post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar