quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Para degustar e descobrir na região de Monchique, o topo do algarve!

Este é mais um daqueles posts que comecei há meses mas agora tomei vergonha na cara, deixei a preguiça de lado (decididamente para procurar as fotos) e decidi compartilhar convosco um dos melhores locais do algarve!




Sabe, um daqueles sítios aprazíveis e que nos dão uma paz e tranquilidade imensa. Pois bem, a região de Monchique é assim e não me canso de repeti-la vezes sem conta, em visita, com amigos, família e até com amigos e familiares dos amigos!

Ali, no topo do algarve deixo-vos, agora, alguns dos melhores restaurantes (continuando o "negócio" de comida do post anterior) onde almoçei/amos e/ou lanchei/amos nestes últimos dois anos e a pequena mas bonita igreja matriz da vila, além das vistas fenomenais (e naturais, como nas duas fotos seguintes, tiradas na Fóia) sobre uma outra parte da região algarvia!





A região tem-se vindo a desenvolver turisticamente (principalmente com passeios a pé nas redondezas) e a nível de restauração não é excepção! Existem muitos restaurantes, onde a comida é boa e quase sempre muito económica (especialmente, comparando com outros os países da europa!).


Depois de ter experimentado alguns almoços em vários restaurantes ("O jardim das oliveiras", "A foz do banho", "O luar da Fóia", "Teresinha", "Paraíso da montanha", "O café império", "Café da vila"...) deixo-vos, agora, os dois melhores locais onde já comi, nesta região (obs: esta é a minha opinião pessoal, sem qualquer tipo de publicidade paga):

Entrada de delicioso presunto na "Foz do banho" 

*Restaurante "A tasca do petrol"- um pouco afastado de Monchique, na estrada para Marmelete, tem uma comida rica em sabores tradicionais do algarve como o pernil assado (previamente cozido em forno de lenha) com batatas, o pão caseiro quentinho, o feijão com couve (com batata doce de Aljezur e enchidos de porco), as entradas de porco (um dos animais preferidos utilizados na alimentação da região) como os picos de toucinho (o toucinho fresco frito), a carne com banha alaranjada (em que foi adicionado colorau) e as papas de milho que servem como complemento, sem qualquer adição de outro tipo de conservantes. Poderá ser necessária a marcação de mesa (nas duas vezes que fomos, reservei sempre antes pelo telefone: 282955117; encerrado às quartas), Preço médio por pessoa: 15€.




*Casa de chá "Oxalá"- um pouco escondida, numa rua próxima da câmara municipal; serve como pratos principais, os vegetarianos, tais como a lasanha de legumes, o alho francês à brás, o quiche ou os muffins de vegetais, com saladas frescas e uma infinidade de chás (adoro o chá de jasmim), sumos naturais de fruta e os melhores scones que comi em toda a minha vida, com doce de morango e chantilly. Mas o baklava (doce tipico turco com massa filo e recheio de frutos secos) e o bolo de chocolate também são bons! Encerra ao domingo e sábado à tarde. Não possui multibanco!








Ao pé do "Oxalá", além de uma caixa de multibanco, existe a igreja matriz, de estilo manuelino, edificada entre os séculos XV-XVI mas reconstruida após o terramoto de 1755. Apesar de ser bastante simples, possui um interior bem bonito e não resistimos a uma visitinha!









No alto de Monchique, existe lá, ainda, um convento- o convento da Nossa Senhora do Desterro, pertencente à ordem de S. Francisco, em estado muito degradado, principalmente após o terramoto [nunca lá fui, para visitar o seu interior, pois até agora ainda não arranjei voluntários para me acompanharem...hehe].

E hoje: dia 1 de Março de 2016 fui visita-lo acompanhada da minha melhor amiga [as fotos serão colocadas posteriormente]!




(Actualizado a 1 de Março de 2016)

8 comentários:

  1. Muito boas informações para os visitantes esfomeados... autentico serviço público ! Fotos excelentes. ( PS: o mail medusa23 etc que está no contacto do blog funciona mesmo ? )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Srº Carlos! Sim, o mail está completamente operacional. Um abraço.

      Eliminar
  2. Marta tens aqui uma voluntária para ur ao convento. Quando quiseres ir diz! Bjs da mana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dito e feito! Finalmente foi hoje! Obrigada mana! Beijinhos.

      Eliminar
    2. Um pouco de coragem e lá fomos! Bjs

      Eliminar