sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Introdução à Suíça!

Ali estava eu, finalmente, na Suíça! Um daqueles países que ambicionava conhecer há muito! E não precisei de pensar muito para o fazer desta vez...sozinha [o meu marido tinha de estar a trabalhar neste período]! Afinal, tinha alojamento gratuito na casa de uma ex-colega e amiga e arranjado uma passagem barata pela Ryanair, a partir de Faro para o sul da Alemanha e depois um autocarro (quase) direto até ao centro de Zurique!

Soube imediatamente que estava a passar pela Suíça, no avião, pela paisagem maravilhosa dos vilarejos, lagos e montanhas nevadas. [A expressão "até me apetece ganir", como diria uma das minhas colegas de trabalho, seria aqui bem aplicada!]

Na realidade, um dos países mais bonitos, paisagisticamente falando! Não falando de tudo o resto como o nível de vida elevado (um dos rendimentos per capita mais elevados do mundo), da preservação ambiental, da elevada industrialização, da forte agricultura e grandes exportações (relógios, têxteis, produtos farmacêuticos, lacticínios e como não podia deixar de ser os famosos: nham...nham...chocolates), além do turismo (principalmente por causa dos seus desportos de inverno).

Embora, na realidade, nem tudo "sejam rosas"...


Situada na europa central, a Suíça tem fronteiras (a maioria naturais) com a Alemanha, a Áustria, o Liechtenstein, a França e a Itália. Dividida em vinte e seis cantões, cada um deles com uma autonomia financeira, constituição e legislação própria [estive apenas em 3 deles: Zürich, Aargau e Luzern, com língua alemã, a norte- neste país também se fala o francês, o italiano e o romanche].




A própria história do país se prende com o fato de três cantões se terem aliado para combater o império Habsburgo no final do século XIII. Após outros cantões terem aderido, existiram vários conflitos internos até 1848, altura em que surgiu o primeiro "governo" a sério e esta "Suíça moderna", cuja capital é Berna!


Além das suas belezas paisagísticas naturais (como as montanhas, rios e lagos), a Suíça é formada por um vasto património arquitetónico, entre os quais se incluem bonitas igrejas românicas, imponentes catedrais góticas e sumptuosas igrejas barrocas, além dos interessantes edifícios da época renascentista e os tradicionais chalés suíços (que adoro).




A Suíça, apesar de ser um país neutral (embora não tenha estado envolvida nas duas principais guerras mundiais, teve um papel importante na "guarda" do ouro dos judeus e das pilhagens nazis), tem um forte exército para defesa das suas fronteiras (e com serviço militar obrigatório!). E a reputação da coragem dos suíços sempre foi tão grande (como na lenda de Guilherme Tell, obrigado a disparar com uma besta na maça colocada por cima da cabeça do seu filho) que o papa Júlio II formou a guarda suíça no século XVI, na defesa pessoal do próprio papa e Vaticano (que se mantém até hoje!).


Mas chega de histórias e vamos lá, agora, para a vila onde fiquei alojada: Niederglatt, situada a 20 quilómetros de Zurique!

No primeiro dia, depois de ter dado algumas voltas de carro com a minha anfitriã e passado por vários vilarejos do cantão de Aargau demos um bonito passeio ao pé do rio Glatt (impressionante a limpeza das ruas e a qualidade da água) e acabamos a noite a ver Zurique à noite, para digerir a raclette (um dos pratos típicos, que eu estava desejosíssima de conhecer, que consiste em carne grelhada na "pedra", seguidamente coberta com queijo derretido e servida, normalmente, com pickles e batatas fritas; na última foto), feita pelos meus anfitriões (a quem muito agradeço).






9 comentários:

  1. Adorava ir à Suiça! Já me senti a viajar um bocadinho por lá ao ler a tua publicação :)

    r: Muito obrigada*

    ResponderEliminar
  2. Belas imagens. Adorava visitar.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigada: Liliana p, Alex, Andreia Morais e Isabel Sá! Beijinhos para vocês.

    ResponderEliminar
  4. Adoro a Suiça!! Já lá fui há uns 13 anos e tenciono voltar! Vou guardar as tuas dicas para a próxima viagem :)

    ResponderEliminar
  5. Conheci em visita em 1973, ou seja há quarenta e dois anos... Jamais lá voltei, mas pelo que descreve está bem diferente. Visitei apenas Genebra e as localidades no lago. País original em tudo. Boa escolha. Grandes fotos.

    ResponderEliminar
  6. Também tenho gente conhecida na Suíça e espero. num futuro próximo, fazer como a Marta, meter-me num voo low-cost e conferir in loco, tudo o que nos descreve.
    Abraço, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  7. Creio que vou ter que ir sozinha, pois meu marido não gosta muito da Suiça... Ele acha tudo muito calmo para o gosto dele! Mas consegui convencê-lo e iremos pela terceira vez em breve... veremos se consigo mudar a opinião dele! :D

    ResponderEliminar