terça-feira, 12 de maio de 2015

No jardim Tropical do Monte Palace!


Se estiverem pouco tempo na ilha da Madeira e se apenas poderem (ou quiserem) apenas visitar um jardim no Funchal, recomendo-vos este aqui (ó): o jardim Tropical do Monte Palace, situado obviamente no "Monte" (já falado no post anterior), a pouco mais de 5 quilómetros do centro do Funchal!

Verdadeiramente exuberante, neste espaço, com a área de 70 mil metros quadrados, existem muitas plantas exóticas oriundas de vários continentes assim como de plantas indígenas (incluindo floresta Laurissilva), algumas alamedas com painéis de azulejos retirados de imóveis antigos, guerreiros e painéis em terracota com as aventuras portuguesas no Japão, brasões, esculturas, nichos, pagodes, budas e lanternas, trabalhadas em pedra talhada. O preço é um pouco salgado (10€/adulto, Abril 2015) mas garanto-vos que vale cada cêntimo (para qualquer amante de jardins orientais)!

Logo na entrada, três enormes oliveiras antigas (árvores milenares plantadas pelos Romanos, três séculos antes de Cristo) salvas antes da construção da barragem do Alqueva seguidas de quarenta painéis de azulejos pintados com períodos da História de Portugal, desde a conquista de Afonso Henriques, dão-nos as boas vindas!


Continuamos a visita com a observação da flora madeirense e algumas esculturas de brasões portugueses, feitos de granito, trazidos do norte de Portugal, do século XVIII!



Até chegarmos ao lago central, um lago vistoso com numerosas esculturas, cascatas, cisnes (um bem destemido na guarda do "vaso", por sinal), patos, fontes, grutas com fetos e algumas cantarias com azulejos antigos, salvos de antigos templos religiosos destruídos!






No terraço acima do lago encontramos ainda esta linda escultura de calcário, do século XVI!






E este vaso (uma das peças mais grandiosa deste jardim), concebido na África do Sul, com mais de 550 kg e cinco metros de altura, classificado como o vaso mais alto do mundo, segundo o livro de recordes do Guiness (1992)!




Neste esplêndido jardim vimos ainda a casa apalaçada, outrora uma "villa" do século XVIII pertencente ao cônsul Murray, mais tarde transformada em hotel. Atualmente, pertence à fundação Berardo (desde 1987), tendo sido doada por este empresário Madeirense e que fez fortuna a extrair ouro de África do Sul (posteriormente idealizou o Buddha Eden Garden, no Bombarral, já aqui editado neste blog: viajarso.blogspot.com/2013/01/no-jardim-buddha-eden.html)!

Admiramos o grande pavilhão japonês vermelho vivo, as escadas coloridas, as pontes, as arcadas tradicionais e os lagos brilhantes com os seus peixes Koi deste bonito jardim oriental, guardado por leões de mármore!

.

~




Exploramos o jardim, sentimos o odor perfumado das suas vistosas flores, ensaiamos posses de ioga (para divertimento dos turistas estrangeiros!) e ficamos por ali um bom par de horas a sentir a quietude daquele lugar! Adoramos!


















No final da visita, vimos ainda um pequeno museu com peças de minerais e pedras preciosas (adorei os diamantes) e uma coleção de esculturas do Zimbabwe das décadas de 1950-60!




6 comentários:

  1. Que lindo *.* um dia nesse jardim deve ser mesmo bem passado!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Não fazia a mínima idéia de que este jardim existia. É simplesmente exótico e maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. Quando lá estive não o visitei, mas deve ser maravilhoso!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos vossos comentários: Andreia, Carina e Marta! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Nossa, que lugar mais lindo! Só de olhar a foto, já se sente uma paz enorme!
    Beijos,
    www.viaegensebeleza.com

    ResponderEliminar