terça-feira, 14 de abril de 2015

Dicas e preparativos de viagem para a: ilha da Madeira e Suíça!

Pois é! As duas semanas de férias acabaram e desta vez aproveitei para voltar a um dos destinos onde tinha ido há uma década atrás: a ilha da Madeira e conhecer um pouco de um país que eu estava desejosíssima de conhecer há um tempão: a Suíça!




E, verdade seja dita, não fiz lá grandes planeamentos para estas viagens!


Os voos foram (quase) comprados em cima da hora (e bem mais caros, por sinal) quer para a Madeira, pela TAP [o meu marido só conseguiu marcar a semana de férias da Páscoa, a menos de um mês da partida], quer para Memmingen (situada no sul da Alemanha), pela Ryanair, a partir de Faro, ainda mais tarde (mas bem menos da metade do preço se fosse para Basileia ou Zurique, duas semanas antes) [uau, a minha primeira viagem de avião sozinha!]!

Todos os voos foram vistos previamente no skycanner (www.skyscanner.pt) mas já me deixaram a dica de ver, também, na momondo (www.momondo.pt)!

Em relação ao alojamento na Madeira, como o bilhete de avião foi dispendioso (sim, sei que a Easyjet voa agora para a Madeira mas como o preço era quase idêntico ao da TAP, fomos na última) optamos por uma residencial simpática com uma vista espetacular a um módico preço ("A casa do caseiro", reservada pela habitual Booking).




Na Suíça fiquei em casa de amigos (obrigada meus queridos pelo vosso fantástico acolhimento), em Niederglatt, a poucos quilómetros de Zurique!


Como forma de deslocação em toda a ilha da Madeira optamos pela Europcar onde nos deram um "ranhoso" carro Fiat 500 e da Alemanha para a Suíça fui de autocarro: o transfer ideal do aeroporto de Memmingen para o centro de Zurique pelo Allgäu Airport Express (https://www.tixys.com/aaexpress/), reservado previamente pela net.


Uma das vistas do autocarro para a Alemanha!


De resto em Zurique e para Luzerne fomos de comboio, onde nesta última também andei com amigos de autocarro e em Niederglatt de carro (inclusive terem-me ido levar e buscar ao terminal de autocarros Sihlquai, perto da estação principal ferroviária).

Em relação ao vestuário, devo dizer que levei demasiada roupa leve (como saia curta, calções e biquíni ) para a Madeira e demasiada roupa quente (cachecol, boina de inverno) que não chegou a ser utilizada na Suíça, apesar de ter acompanhado as temperaturas nas últimas duas semanas nos dois locais. Pois, enquanto que na Madeira, as temperaturas rondaram os 15-18ºC, esteve quase sempre nublado; na Suíça, as temperaturas rondaram dos 2 aos 20ºC mas foram dias de muito sol e por vezes dispensava bem o único casacão de inverno que levei.




Claro que, como sempre, nos metemos em algumas (pequenas) aventuras e tivemos (algumas) desventuras, especialmente (eu) na ilha da Madeira!

12 comentários:

  1. Dois sítios que quero muito visitar, especialmente o primeiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia! Neste dia em que comemoras o teu aniversário quero-te desejar um feliz dia e que consigas concretizar todos os teus sonhos. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá Marta,
    Estou a desejar por mais detalhes das viagens.
    Gostava de ir à Suiça mas é tudo tão caro!
    E não conheço ninguém que actualmente lá esteja...
    Talvez no futuro consiga ir, até lá delicio-me com os teus posts :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola Marta!
    Gostei muito de ser a sua guia em Luzern juntamente com o Joao! Foi um dia bem divertido, e como ja tinha referido (ao joao) adoro o seu Blog e espero que continue… Gostei principalmente deste Post sobre o Pais onde eu moro (Suica)!
    Bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ruth,

      Realmente, foi um prazer ter a sua companhia (e a do João)! Nada como ter uma visita com uma pessoa local. Muito obrigada, mais uma vez. Beijinhos.

      Eliminar
  4. r: Muito, muito obrigada!

    Não tens que agradecer, estarei aqui para os acompanhar :)

    ResponderEliminar
  5. Ola Marta! Que coincidência! Os 2 destinos que estou a pensar para 2015 são precisamente Madeira e Suiça :) Mas ao contrário de ti, Madeira será a primeira vez e Suiça será repetição!
    Madeira vou já em Maio e como tu, preferi a TAP em detrimento de low cost (Transavia), mas agora corro riscos de ficar em terra devido à greve dos pilotos!!
    Suiça estava a pensar ir na ultima semana de Dezembro, passar lá o ano com familiares e conhecer Berna e Zurique que não conheci na outra vez que fui à Suiça.
    Espero ansiosamente pelos teus posts e ainda bem que começaste pela Madeira! Vem mesmo a calhar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Marta,
    Que viagem agradável!
    Estou postando a Suiça agora no blog; estivemos por lá no outono passado. Não conheço Zurique ainda, vai ficar para uma próxima vez, se Deus quiser!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta

    Gosto muito do seu blog, sou portuguesa e vivo em Lisboa. Já viajei pela Europa, mas nunca fui á Madeira
    Quantos dias julga suficientes para visitar?

    obrigada
    Sonia Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia,

      Eu acho que 4 ou 5 dias são suficientes para visitar a ilha da Madeira. Se quiser ir à ilha de Porto Santo recomendaria mais um dia.
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Muito obrigada pela resposta Marta

    beijinhos
    Sonia

    ResponderEliminar