quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Para degustar e descobrir em: Évora!

Já vos tinha dito que Évora é uma das minhas cidades favoritas do Alentejo?! Pois bem, depois de várias tentativas falhadas, conseguimos ver, finalmente, o Palácio dos Duques de Cadaval, bem na frente do Templo de Diana (o cartão postal da cidade), que eu estava doidinha por conhecer. Além disso, também, vos deixo a dica de um dos melhores restaurantes que já comi... na vida (apesar de já lá ter ido há dois anos, por motivos profissionais)!




Mas deixem-me dizer-vos uma coisa: achei deveras bem simplório este palácio (ou estaria eu com elevadas expetativas sobre o mesmo). Junto  a este, encontra-se a pousada (uma das pousadas de Portugal) no convento dos Loios junto à bonita igreja do mesmo nome.

Após a compra conjunta do bilhete (igreja e palácio) visitamos inicialmente a igreja, essa de estilo manuelino, do século XV, com as paredes revestidas de painéis de azulejos do século XVIII e a capela-mor com azulejos bem mais antigos, de séculos anteriores!





Depois visitamos o interior do palácio, este pertencente à fundação Cadaval (uma ramificação da casa de Bragança, uma das mais importantes famílias da nobreza em Portugal, até ao século XX), outrora um rudimentar palácio do século XIV, onde residiram temporariamente alguns reis portugueses (como D. João II, D. João IV e D. João V) e onde esteve preso D. Fernando II, acusado (e decapitado na praça do Giraldo!) de conspiração contra o rei D. João II.
Passamos pelas várias salas onde existem manuscritos antigos,  gravuras, pinturas, esculturas e armaria seguida de uma exposição subordinada ao tema: "Quatro cantos do mundo", antes da antiga cozinha e de um espaço de lazer. Existe ainda um bonito jardim com restaurante aberto ao público, onde não fomos.



                              
               







E por falar em restaurantes, apresento-vos uma das melhores tascas onde comi, nesta histórica cidade: o Quarta Feira! Situado na Rua do Inverno, perto do centro histórico, convém reservar antes (telefone: 266707530; preço fixo de 25€ por pessoa), pois os lugares são limitados, onde nem sequer existe menu (e onde nem há direito de escolha, nem de lugar!).

Esparregado, cogumelos recheados no forno, queijo derretido com orégãos,  nacos de carne bem tenrinha, deliciosos doces, frutas e um belo tintol fizeram o sucesso desta bela refeição.

[Infelizmente sem fotos, mas prometo que na próxima vez que lá for (e espero que seja para breve), estas irão para aqui certamente)!



5 comentários:

  1. Oláááá Marta! Há tanto tempo que aqui não venho e foi tão bom ver este teu post! ADORO Évora, vivi lá uns anitos maravilhosos da minha vida (foi lá que cursei) e por isso tenho Évora no coração! E que coincidência, eu morava pertinho do Quarta Feira: ao lado da casa onde morava, estava uma mercearia e logo a seguir virava-se à direita e nessa rua, ficava o Quarta Feira :) Ai que saudades desses tempos ... Beijinho e bom Carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonitas as tuas palavras Cristinix,

      Realmente a cidade de Évora é mesmo uma cidade que fica no nosso coração. Beijinhos.

      Eliminar
    2. Podes crer Marta, Évora está mesmo no meu coração! Para sempre! Beijinhos.

      Eliminar
  2. Évora uma das melhores cidades do rectangulo. Bela reportagem fotográfica. Regista-se a quarta feira, mas com aquele preço deve ter no minimo o HCCP implementado... Bela dica !

    ResponderEliminar