domingo, 17 de agosto de 2014

Kilkenny, uma das cidades mais bonitas da Irlanda!

Recheada de históricos e pitorescos edifícios achei Kilkenny uma das cidades mais bonitas da República da Irlanda! Situado junto ao  rio Nore, visitamos o seu castelo, uma das fortalezas mais antigas do país, conhecida durante o século XIII por ter servido de local de reuniões do parlamento inglês.

Além disso, nesta adorável e fofíssima cidade, aproveitamos ainda para relaxar num dos melhores hotéis da região...







De seu nome Newpark Hotel 4 * & SPA! Dotado de parque infantil, jardim, piscina interior, quarto espaçoso (e triplo!), sauna, banho turco, health club,  deliciamos-nos principalmente com a piscina exterior aquecida, de beiral infinito, parcialmente coberta (mas excelente a sensação de nos estar a cair chuva em cima enquanto lá estávamos; www.booking.com/hotel/ie/newpark.pt-pt.html).





Após uma noite bem dormida e um belo pequeno almoço visitamos novamente a cidade, desta vez sem chuva.




Em Kilkenny admiramos os vários e bonitos edifícios, principalmente os de calcário negro (também conhecido por "mármore de Kilkenny").




Entre os quais se inclui esta antiga casa de mercadores: a casa Rothe, construída em 1594, à volta de dois pátios, com arcadas na fachada, típicas das ruas desta cidade (não visitamos mas no seu interior existe um pequeno museu com uma exposição de 2500 artefactos locais).




Ou então o principal edifício de High Street: a torre do relógio com a sua arcada típica!




Vimos, ainda, algumas coloridas ruas com os seus tradicionais pubs (como é possível que existam aqui, pelo menos, 80 pubs?! e o mais antigo data de há 3 séculos atrás).




Kilkenny, também, é famosa por possuir a segunda maior catedral da Irlanda: a catedral St Canice´s, construída no século XIII. De estilo gótico, sobreviveu aos ataques de Cromwell em 1650 e possui uma série de fantásticas esculturas e túmulos da família Butler, poderosa família que chegou ao poder em 1390 e controlou a cidade nos cinco séculos seguintes.








E depois surpreendemos-nos com o seu castelo, um magnifico edifício construído em 1190 (sendo um dos castelos mais antigos de toda a Irlanda) tendo sido ocupado até 1935, onde viveu a família Butler, desde o século XIV, e apesar de terem sido feitas várias remodelações, principalmente no seu estilo neogótico, a sua  forma medieval com os torreões e paredes grossas permanecem.






Apesar das fotos não serem permitidas no seu interior, vimos a biblioteca, a sala de jantar com painéis de madeira e o quarto chinês antes de chegarmos à ala mais impressionante de todo o edificio: a longa galeria de arte! Nesta última, existe uma interessante coleção de arte da família Butler, reconstruída no século XIX, com um tecto pintado e inspirado no Book of Kells (visitado também por nós em Dublin, mas isso é assunto para o próximo post).

Pudemos apreciar um pouco também os seus bonitos jardins de estilo francês, bem antes...




Bem antes de chegarmos ao nosso destino final: Dublin, a capital da República da Irlanda que dista 130 km de Kilkenny!

5 comentários:

  1. A Irlanda tem um manancial de lugares a explorar! Esse é o tipo de castelos do imaginário dos contos de fadas. Está visto que temos que voltar à Irlanda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade A. Vagamundos! A quantidade de castelos é infinita, seria necessário um mês para os conhecer a todos! Beijinhos (e obrigada pelo teu comentário).

      Eliminar
  2. Já fez quatro anos que passei em Kilkenny :) http://chama-sevida.blogspot.pt/2010/08/irlanda-6-10-de-junho.html

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, Marta. Adoraria experimentar essa piscina, entrar num dos 80 pubs (ou vários), deambular por essas ruelas históricas.
    Obrigada por partilhar connosco os seus momentos.

    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  4. Em Novembro vou à Irlanda e estou a pensar visitar Kilkenny, parece bem interessante!

    ResponderEliminar