quinta-feira, 1 de maio de 2014

Para degustar e descobrir em: Odemira (São Teotónio)!



E já que andamos numa de "Para degustar e descobrir" vamos continuar, mas desta vez no baixo Alentejo, mais concretamente numa pequena aldeia piscatória de nome Azenha do Mar, na freguesia de S. Teotónio (primeiro santo Português canonizado no século XII; aliado do jovem infante D. Afonso Henriques, que viria posteriormente a ser o primeiro rei de Portugal), concelho de Odemira.

Para além das suas vistas soberbas para o oceano Atlântico e parque da costa vicentina, existe, também, um restaurante cuja mesma especialidade são os mariscos e peixes, apanhados ao "virar da esquina", como quem diz, a poucos metros da costa marítima portuguesa!

Depois de ter recebido várias recomendações de amigos e colegas para visitar este restaurante, há anos, foi só há pouco tempo é que, acompanhada dos meus pais e marido, fui conhece-lo. Assim, num solarengo domingo, do início do mês passado, partimos bem cedo, uma vez que o restaurante por ser bom e barato, atrai multidões e até já passou na TV, apesar de não ser nem gourmet e nem possuir nenhuma estrela Michelin (talvez um dia, chegue lá, quem sabe...hehehe).





De fato, ficamos fãs e a vista: aí a vista, se por um lado temos o fantástico oceano atlântico, no outro temos o bonito parque da costa vicentina!








O único senão são mesmo as filas de espera e por isso convém chegar bem cedo (e reservas também não aceites). Nós chegamos perto das onze e fomos dar uma pequena volta de meia hora à praia, sendo que ao meio dia já o restaurante se encontrava lotado.

De entrada, pedimos duas doses de ameijoa boa (as maiores ameijoas deste tipo que já vi em toda a minha vida, acompanhado de pão torrado) e como prato principal: duas doses (um panelão) de feijoada de marisco, servida com arroz branco, tudo absolutamente delicioso e saber a mar. Como sobremesa, experimentamos o saboroso doce da casa.

Conclusão: uma extraordinária experiência gastronómica para os amantes do bom peixe e marisco!






A não perder, em:

Restaurante "Azenha do Mar"
Praia da Azenha do Mar [S. Teotónio; Odemira]
Horário de funcionamento: das 12 às 22H
Encerra às quartas todo o dia;
Preço médio por pessoa: 15€


(Toda esta publicidade é inteiramente derivada da minha opinião pessoal, sem receber qualquer gratificação em troca. Mas, se quiserem senhores do restaurante, não me importo de receber como oferta algum marisco, quando voltar aí novamente...hahaha).


Agora, voltemos a Lisboa, novamente!

3 comentários:

  1. Marta, ora aí está um sítio aonde ainda não fui! E terei de ir... muito brevemente, porque fiquei com água na boca! Olha, não tem estrela michelin, não é gourmet, é o que mesmo a meu gosto! Que mania!!! Ouviste a notícia do melhor restaurante do mundo... com intoxicação alimentar de não sei quantas pessoas, o ano passado, e continua a ser o melhor do mundo!!! Vão mas é a Azenha do Mar!!! Eu vou!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha Teresinha! Quem gosta de marisco e peixe aquele restaurante é uma perdição. Beijinho.

      Eliminar
  2. Dica apontada e guardada!
    Já estou a ver que quando lá for saio de lá a rebolar, autenticamente!
    Muito obrigado!
    Bjs

    ResponderEliminar