quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Frankfurt, a "Mainhattan" Alemã!

Quarto dia de viagem! Estavamos agora, pela primeira vez, na Alemanha, um sonho tornado realidade (amo de paixão a língua alemã)!

Situada no centro da europa, este país formado por 16 estados (mas nós estivemos apenas em três) possui quase 82 milhões de habitantes (2010), embora mais de 7 milhões sejam imigrantes, especialmente Turcos. E em Frankfurt este número aumenta, uma vez que um quarto da sua população é constituída por estrangeiros.

Oh! Frankfurt am Main! A nossa primeira cidade germânica! Venha visita-la comigo!




Frankfurt am Main, apelidada por "Mainhattan" por causa dos seus inúmeros arranha céus, está situada no estado de "Hesse", o coração da atual Alemanha. Aqui está situado o centro financeiro da união europeia e onde estão concentradas as grandes feiras mundiais (a feira do livro é uma das maiores, do seu género, a nível mundial).




Depois de nos termos alojado no simpático hotel Pauli pedimos informações ao gerente e fomos rapidamente de comboio até ao centro da cidade para comprar urgentemente uma mala de viagem, pois mais uma peripécia me tinha acontecido.

Acontece que a minha fiel companheira de viagem (aquela que comprei contigo, Verónica, há uns 8 anos depois de termos vindo da Madeira) tinha partido uma das suas rodas e era absolutamente necessário trocar os meus pertences para uma nova, pois este hotel não tinha estacionamento próprio e estivemos de estacionar numas ruas mais à frente, num bairro que primeiramente não me parecia muito seguro.



Na procura de uma nova mala neste centro comercial!

Após o jantar no primeiro estabelecimento que nos apareceu à frente (pois estávamos esfaimados) e de mala à viagem "às costas" fomos até ao belíssimo centro da cidade velha! As ruas estavam apinhadas de pessoas super animadas (pudera, o tempo estava fantástico) com esta atmosfera veranil.

Ainda era de dia e os 28ºC às 21.20H convidavam os locais a saírem de casa para tomarem uma bebida ou a cearem fora de casa. Quem me diria que iria apanhar assim tão bom tempo aqui (e principalmente que iria estar a chuviscar no algarve no mesmo período)?!








No dia seguinte, não contentes, lá voltamos novamente...





No centro da cidade velha, encontra-se a Römerberg, uma adorável praça com um complexo de edifícios construídos entre os séculos XV-XVIII. Apesar da destruição ocorrida na segunda guerra mundial, foram reconstruídos posteriormente mas mantidas as mesmas características iniciais.






Gostei muito desta cidade! A arquitetura de Frankfurt é fabulosa! A modernidade dos edifícios contrastam com a arquitetura dos edifícios de estilo neo renascentista, tal como a antiga ópera ou a Börse (a "Bolsa"), edificada no século XIX e utilizada desde 1957.




A comunidade judaica em Frankfurt era a segunda maior da europa (a primeira era em Berlim) pelo que não é de estranhar esta linda sinagoga.




E depois fizemos um belo passeio junto ao rio Main (daí o nome da cidade). Viagem de barco não fizemos mas para a próxima, quem sabe?!






3 comentários:

  1. Fantastic pictures and words about Frankfurt. I'd love to go. I would love it if you could follow my blog at samtravelled.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Temos visitado Frankfurt muitas vezes apenas para compras. Eu amo suas fotos. Obrigado.

    ResponderEliminar